COVID-19: SMS inicia campanha de vacinação itinerante pelos bairros
Nesta terça-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Marabá. Trata-se da Campanha Itinerante, onde as equipes da SMS irão percorrer os bairros com atendimento direcionado às pessoas que estão encontrando dificuldades de ir até os locais de vacinação.
A ação itinerante teve início no bairro Francolândia, localizado no núcleo de São Félix. Por lá, as equipes se concentraram na Escola Municipal Evandro dos Santos Viana. Até às 12h, mais de 50 pessoas já haviam sido atendidas.
O pedreiro Diego Moraes Silva não perdeu tempo e seguiu até a escola para receber a segunda dose do imunizante. “Foi tranquilo, eu só estava um pouco nervoso mas foi tudo bem e, hoje, tomei a segunda dose e deixo uma recomendação para que as pessoas possam se vacinar também”.
A dona de casa Rutelene Silva Costa Santos tem filhos que estudam na escola e soube através deles que haveria a vacinação. “Meus filhos estudam aqui e moro aqui perto. Como nos outros locais estava com muita dificuldade, deixei de ir. Aqui foi bem rápido, cheguei, fui atendida e logo recebi a vacina. Foi tudo muito rápido”, pontuou
Nos locais da Campanha Itinerante, serão aplicadas todas as doses. A primeira dose é voltada para as pessoas a partir de 12 anos de idade. A segunda dose será aplicada em quem está com a data marcada no cartão de vacinação ou atrasada.
3ª dose
Durante a Campanha Itinerante, a SMS cumprirá a nota técnica nº 05/2021/SESPA, e aplicará a 3ª dose da vacina em todas as pessoas com mais de 18 anos que tenham 06 meses completos de intervalo da 2ª dose. Para esse público, basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração. A outra categoria são os imunossuprimidos, desde que estejam com 28 dias completos da 2ª dose, que deve apresentar também atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação.
São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte.
Campanha segue em outros bairros
O jovem Tawan Sousa Medeiros, 14 anos, se dirigiu à escola para receber a segunda dose da vacina. Ele soube da campanha por meio de um amigo que o avisou pelo celular. “Me mandaram uma mensagem dizendo que havia vacina aqui na escola e eu resolvi vir e foi tudo muito rápido”.
Nesta quarta-feira, 17, a Campanha Itinerante acontece no barracão da Igreja Assembleia de Deus Madureira no Residencial Magalhães, núcleo São Félix. Na quinta-feira, 18, acontece no bairro Vale do Itacaiúnas, em frente ao Carro Chefe, e na sexta-feira, 19, acontece no bairro Bela Vista, em frente ao Nacional Alimentos, no horário de 08:00 às 17:00h.
Pra receber a vacina é necessário apresentar Cartão SUS, Cartão de Vacinação, RG e a declaração que você pode baixar aqui.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento