DMTU: Ação homenageia vítimas de acidentes de trânsito
Agentes do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) realizaram na manhã desta sexta-feira (19), uma ação que marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, terceiro domingo de novembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995.
A ação aconteceu no canteiro de acesso à Marabá Pioneira (início do bambuzal) e contou com a participação da Associação dos Ciclistas de Marabá, Agentes do Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, enfermeiros e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Os participantes realizaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de trânsito, fizeram orações, discursos e finalizou com plantação de árvores e distribuição de mudas para motoristas, pedestres e ciclistas.
“Hoje é um dia para fazermos uma reflexão sobre a vida. Não poderíamos deixar de fazer essa homenagem às vítimas e suas respectivas famílias que sentem a dor de perder um parente pela imprudência, e falo até irresponsabilidade, que alguns condutores cometem no trânsito, e nós do DMTU estamos aqui com objetivo de orientar os condutores e de educar para que possamos ter um trânsito mais seguro e humano”, disse Jocenilson Silva, Diretor do DMTU.
No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito são homenageadas não só as pessoas que morreram em decorrência dessas fatalidades, mas também familiares, amigos, equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.
De acordo com Jair Guimarães Barata, Secretário de Segurança Institucional, os números de internações de vítimas de acidentes de trânsito nos últimos anos têm diminuído. Segundo ele, até 2019, mais de 70% dos leitos do Hospital Regional em Marabá eram ocupados por vítimas do trânsito e esse número em 2021 caiu para pouco mais de 30%.
“Hoje essa plantação de árvores é simbólica pois a árvore ela se restaura e simboliza um recomeço da vida e no trânsito todo dia é um recomeço pois os acidentes no trânsito matam mais que faca, afogamentos, homicídios com arma de fogo. As estatísticas mostram que mais de um um milhão e trezentas mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito”, informou Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional.
Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional
Texto: Victor Haor
Fotos: Aline Nascimento