Covid-19: Campanha de Vacinação é retomada em Marabá
A população de Marabá já pode tomar a vacina contra a covid-19 pertinho de casa, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está disponibilizando os imunizantes durante a semana, por isso, para receber a vacina basta a pessoa saber como funciona o atendimento da UBS de seu bairro e apresentar a documentação exigida: RG, cartão SUS, CPF e declaração. A única UBS que ainda atenderá apenas às sextas-feiras, será a Amadeu Vivacqua, em São Félix II, devido ao afastamento de servidores.
Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica (DAB), explica que a orientação da SMS é para que o atendimento ocorra todos os dias, das 08h às 17 horas em todas as UBS, porém ressalta que cada uma das unidades tem sua própria rotina e é preciso buscar informações de qual protocolo foi adotado pela UBS mais próxima de casa.
“Cada unidade tem suas especificações. Tem UBS que tem demanda menor ou maior. Então é importante que a comunidade procure a gerência, veja como está funcionando a Unidade Básica. A demanda é livre, então chega lá e consegue vacinar, no máximo vai agendar pra outro horário ou para o dia seguinte”, esclarece Mônica.
A enfermeira enfatiza ainda que os cuidados com a covid-19 ainda estão sendo mantidos, por isso, muitas das UBS trabalham com agendamento para evitar aglomerações, mas também para evitar o desperdício de vacina, já que os frascos dos imunizantes só podem ser abertos com uma considerável quantidade de pessoas.
“Um pouquinho de conscientização, porque a gente precisa ter um distanciamento, um quantitativo de pessoas para ser atendido, e a gente tem pontos estratégicos, no shopping tem vacina de segunda a sexta, das 10h às 17h”, reitera.
Comunidade comparece na UBS José Pereira de Araújo para vacinação com agendamento
Com a disponibilidade da vacina contra covid nas unidades de saúde, às comunidades dos bairros Da Paz, Bom Planalto e Novo Planalto aumentaram a procura pelos imunizantes na UBS José Pereira de Araújo.
A gerente Jenny Rego, explica que, por lá, o auditório tem sido utilizado para espera das pessoas que buscam a vacina. Por dia são administradas, em média, 60 doses, por isso, foi preciso mudar o esquema de atendimento, que passou a funcionar com agendamento. Apenas na quinta-feira, não há disponibilização da vacina naquela UBS devido a vacinação das crianças.
“Tivemos uma procura grande, e pra não ser prejudicial as vacinas internas, principalmente de crianças, então estamos fazendo agendamento diário, fazemos uma lista de atendimento e ligamos para as pessoas e a população não tem reclamado”, frisa Jenny.
Maria do Amparo Moura, 66 anos, foi em busca da segunda dose. Mesmo não gostando da vacina sabe que é preciso ser imunizada e comparecer à UBS.
“A gente precisa tomar a vacina e teve de vencer o medo. Eu viajo muito e pra viajar precisa estar imunizada. Graças a Deus não senti reação”.
Acompanhada da sobrinha Thaisla Gomes, dona Maria de Lourdes Oliveira, 67 anos, moradora do bairro Da Paz procurou a UBS pra tomar a dose de reforço.
“Até hoje nunca gritei, graças a Deus, nem eu e ninguém da minha família. Eu já fui pra UTI por causa de outras doenças e tudo entrego nas mãos do senhor e ele que vai nos proteger. Gostei da vacina ser no posto de saúde porque a gente não fica andando pra tudo quanto é canto, aqui foi rápido”, observa a aposentada.
Já Thaisla Gomes, 23, completou o esquema vacinal com a segunda dose. “Achei muito bom ser aqui na UBS porque a primeira vez enfrentei uma grande fila, foi uma luta”, disse satisfeita.
Campanha de vacinação é retomada no shopping
Nesta terça-feira, 30, diversas pessoas procuraram os pontos de vacinação contra a Covid-19 para receber uma das doses dos imunizantes. Entre os pontos mais procurados pela população estão Partage Shopping, em Nova Marabá.
A procura foi grande durante toda manhã, no entanto, de acordo com a Diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeira Mônica Borchart, há estoque de vacina para atender a todos. Ela pede que as pessoas possam se dirigir às Unidades Básicas de Saúde para se imunizar.
“Não é necessário fazer aglomeração. As pessoas podem procurar as UBS. As doses das vacinas foram distribuídas a todas as unidades, tanto CoronaVac, Astrazeneca e também a Pfizer”, explicou a enfermeira.
O comerciante Marcelo Santos do Nascimento, aguardava para receber a segunda dose do imunizante e aproveitou o ponto de vacinação no Shopping Partage para completar seu ciclo.
“Hoje é importante a vacina porque vem salvando vidas e não podemos brincar porque agora temos as variantes e todos estamos passíveis a contrair o vírus, porém, a vacina pode nos proteger”, disse o comerciante.
O estudante Arthur Victor Sousa Silva, também não perdeu tempo e ao final das aulas veio direto ao Shopping para receber sua segunda dose do imunizante. “Não podemos deixar pra amanhã, temos que aproveitar e se vacinar, nos proteger para que possamos sair logo dessa situação”, disse o jovem.
Mônica Borchart lembra que a campanha segue até sexta-feira, dia 3 de dezembro, e acontece em todas as unidades básicas de saúde no horário de 8 às 17 horas e no Partage Shopping, no horário de 10 às 17 horas.
“Organize sua documentação como o Cartão SUS, carteirinha de vacinação, comprovante de residência e RG e venha se proteger”, finalizou.
1ª dose
A primeira dose é aplicada em pessoas acima de 12 anos, incluindo todas os grupos chamados em etapas anteriores, entre eles as grávidas e puérperas (precisam apresentar atestado médico). Documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e declaração. Pessoas entre 12 a 17 anos precisam estar acompanhadas de um responsável legal.
Declaração
DECLARACAO-PARA-VACINA-DA-COVID-1.pdf-NOVO-MODELO-1-1
2ª dose
Pessoas com a 2ª dose atrasada devem procurar os locais de vacinação para completar o ciclo vacinal e garantir a imunização. Quem tiver 8 semanas completos da 1ª dose de pfizer e astrazeneca podem antecipar a 2ª dose. Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração.
Viajantes Internacionais
Além disso, pessoas que vão viajar para destinos internacionais poderão antecipar a 2ª dose dos imunizantes, sendo preciso intervalo mínimo de 21 dias da 1ª dose de Pfizer e 28 dias da 1ª dose da Astrazeneca. Os viajantes internacionais, que tomaram as duas doses de Coronavac, poderão receber a terceira dose de outro imunizante, desde que tenham intervalo mínimo de 28 dias da 2ª dose. Lembrando que é necessário apresentar comprovação da viagem internacional. As orientações podem ser estendidas a outros familiares (pai, mãe, filhos e cônjuges) sendo comprovada a viagem ao exterior.
3ª dose
Todas as pessoas com mais de 18 anos que tenham cinco meses completos podem tomar a dose de reforço. Outra categoria que recebem a 3ª dose são os imunossuprimidos, com 28 dias ou mais da 2ª dose, que devem apresentar atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação.
São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte.
Texto: Leydiane Silva e Victor Haôr
Fotos: Ascom PMM/ Paulo Sérgio