Covid-19: Vigilância Sanitária alerta para medidas preventivas e fiscalização
Na manhã desta quinta-feira (2), a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) realizou coletiva de imprensa para alertar sobre o aumento de casos de Covid-19 no município. Na ocasião foi reforçado para que a população mantenha os protocolos sanitários de prevenção da doença, bem como foi feito alerta para a possibilidade de endurecimento das medidas de biossegurança.
Nos últimos 14 dias, foram registrados sete óbitos com 118 novos casos confirmados. Os números apontam uma tendência de aumento em comparação com mês anterior, quando foi contabilizado apenas um óbito. “É importante reforçar que o atual decreto já exige o passaporte vacinal para frequentar locais fechados. Reforçaremos essa fiscalização, buscando uma forma de fazer com que isso seja cumprido. Mas é importante que os empresários e população tenham essa consciência e nos ajudem”, comenta Daniel Soares, coordenador da Divisa.
Ele também explica que o órgão reforçará a fiscalização no comércio para os próximos dias. “Diante da diminuição dos casos, estávamos focando a fiscalização no período noturno, em bares, shows e eventos. Mas com esse aumento, iremos reforçar as equipes para essa fiscalização mais abrangente no período diurno”, acrescenta.
Vacina
Durante a coletiva foi enfatizada a necessidade da população em começar e completar o ciclo vacinal. Dos internados, atualmente no HMM, mais de 50% são pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina.
O Departamento de Imunização da Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura realiza vacinação itinerante em diferentes bairros do município. Na quarta e quinta (1º e 2º), as equipes atuam na Folha 33. A partir de sexta-feira (03), a vacinação ocorrerá em Morada Nova e depois no núcleo São Félix.
Além da busca ativa nos núcleos, as escolas Pedro Peres e Evandro Viana servirão de ponto de vacinação do imunizante Pfizer, focando o público-alvo de 12 a 17 anos. “Estaremos com essa vacinação nas escolas e em pontos nos arredores. Nas escolas pegaremos apenas o público adolescente, mas nos outros pontos atenderemos o público em geral, sobretudo a primeira dose”, comenta Fernando Gomes, coordenador de imunização da Vigilância em Saúde.
Atualmente 74% da população da cidade já tomou a primeira dose do imunizante, sendo que apenas 41% completaram o esquema vacinal com a 2º dose. A terceira dose foi aplicada em 3% da população.
Vale lembrar que a vacinação também ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Shopping Partage. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando os imunizantes durante a semana, por isso, para receber a vacina basta a pessoa saber como funciona o atendimento da UBS de seu bairro e apresentar a documentação exigida: RG, Cartão SUS, CPF e declaração. A única UBS que atenderá apenas às sextas-feiras será a Amadeu Vivacqua, em São Félix II.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Nascimento / Jhones Freire