Segurança: SEMMA realiza apreensões após denúncias de poluição sonora
Durante o último final de semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (SEMMA) atendeu 25 denúncias de crime de poluição sonora. Na fiscalização, uma caixa amplificada, na Folha 6, núcleo Nova Marabá, e um carro com som automotivo, no bairro Independência foram apreendidos.
Os donos responderão processo administrativo junto à secretaria. A operação foi em parceria com a Polícia Civil. O núcleo Nova Marabá liderou o número de denúncias atendidas com 10, seguido dos bairros Belo Horizonte e Laranjeiras, no núcleo Cidade Nova, com quatro e duas denúncias atendidas respectivamente.
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) seguiu com as rondas diárias em diversos pontos da cidade como orla da Marabá Pioneira, HMM, HMI, rodoviária do KM6, além de praças e vias públicas. No domingo, as rondas aconteceram nas feiras da Folha 28 e do bairro Laranjeiras, além da Feira do Pôr do Sol.
Por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), a GMM prestou apoio à SEMMA na fiscalização de ocorrências de poluição sonora nos residenciais Tiradentes, Jardim do Éden e Tocantins.
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) realizou durante a última semana operações em alguns pontos da cidade como núcleos São Félix e Cidade Nova, além de dar suporte em eventos como a reinauguração da escola João Anastácio de Queiroz, na Folha 16, e no 2º Passeio Ciclístico em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
Entre as principais infrações notificadas pelo departamento estão: motociclista sem capacete de segurança com 70 ocorrências, seguido de condução de veículo sem o uso de cinto de segurança (48); condução de motocicleta com passageiro sem capacete de segurança (43); condução de veículo que não esteja devidamente licenciado (41) e estacionamento em fila dupla (27).
Serviço
O telefone para contato com a Guarda Municipal é o 153. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo App Disque Denúncia Sul e Sudeste e pelos telefones (94)3311-3350, que também funciona como whatsapp, além dos números (94) 99233-0523 e o (94) 98198-3350.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação