SSAM/SEVOP/Postura: 100 trabalhadores atuam nos serviços de drenagem e limpeza de grotas e bueiros
Na Folha 33, na Nova Marabá, a equipe de drenagem da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) trabalha num trecho da rua, onde está localizada a Quadra 1 do bairro, desde terça-feira (14). O serviço consiste na abertura de um desvio para evitar alagamentos no local.
“Fizemos um canal para evitar o alagamento da residência de um casal de idosos, pois, em toda grande obra, há sempre alguns contratempos que precisam de correções e é isso que estamos fazendo aqui, uma correção para evitar o acúmulo de água num determinado ponto”, explicou Ivan Simões, chefe da equipe de drenagem.
No bairro de Novo Planalto, no núcleo Cidade Nova, os serviços de limpeza de grotas e bueiros foram realizados na manhã desta terça-feira (14). Uma máquina retroescavadeira trabalhava na grota paralela à rua Sudoeste, na retirada de entulhos. Somente nas primeiras horas já haviam sido retiradas mais de duas toneladas de materiais.
Em outro ponto, nas proximidades da feira das Laranjeiras, outra máquina estava em serviço na limpeza de um canal. No local, além da máquina foi necessário o uso de trabalhadores na retirada do aterro, que se acumulou no fundo do canal, evitando a passagem natural da água.
Tulio Rosemiro, Coordenador do Departamento do Código de Postura do Município, acompanhou todo o trabalho das máquinas. Segundo ele, o trabalho deve ser intensivo durante todo este período de chuvas na região. “É uma forma de reduzir os problemas com a chuva. Este trabalho é incessante, porém, neste período ele se intensifica para evitar novos problemas em razão das chuvas”, informou.
As equipes continuam em todo município o trabalho de limpeza de grotas, bueiros e canais. De acordo com Odilon Cerqueira, do SSAM, um grupo de aproximadamente 100 trabalhadores forma a equipe que está empenhada na limpeza e manutenção destes pontos para evitar novos alagamentos.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento / Divulgação