Educação: Calendário de rematrículas da rede municipal vai até 22 de dezembro
Novatos devem ficar atentos, pois neste caso, as matrículas acontecem em duas etapas
As matrículas para o ano letivo 2022 na rede municipal de educação já foram abertas, mas por enquanto, somente para os estudantes já matriculados na rede. As rematrículas estão acontecendo desde segunda-feira (13), e se estenderão até o dia 22 de dezembro, período em que os pais, responsáveis e os próprios alunos, no caso dos maiores de 18 anos, devem procurar a escola para renovar o ato de vínculos com a instituição. Para quem ficou de recuperação, o calendário abrirá entre os dias 27 a 29 dezembro.
As matrículas para alunos novatos serão divididas em duas etapas. A primeira é destinada a alunos com deficiência comprovada por meio de laudo médico. Será também entre os dias 27 e 29 de dezembro, conforme informa Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de ensino urbano da Semed (Secretaria Municipal de Educação).
“Todo aluno novato com deficiência deverá fazer a matrícula por meio do site da Semed para essa finalidade ou ir até a escola pretendida por ele para estudar no ano de 2022 e efetuar sua matrícula. Alunos novatos, são aqueles a partir dos 3º anos ou aqueles que não estudaram no ano de 2021 na rede municipal de ensino”, esclarece o diretor.
Por outro lado, as matrículas para alunos novos sem deficiência só estarão disponíveis mesmo na primeira semana de 2022.
“Iniciaremos no dia 3 de janeiro até o dia 14, as matrículas para alunos novatos sem deficiência. Neste mesmo período, os pais que fizeram a matrícula on-line, deverão se dirigir às escolas que matricularam seus filhos e levar a documentação exigida para formalizar a matrícula. Ela só é formalizada na rede quando é entregue a documentação na escola”, enfatiza Fábio.
A previsão para o início das aulas é o dia 24 de janeiro, e a Semed já está trabalhando para recuperar os prejuízos provocados pela pandemia do coronavírus, tanto na aprendizagem dos alunos como na baixa de matrículas. Além disso, os professores que retornarem às escolas dia 18 de janeiro participarão de uma jornada pedagógica de qualificação, para esse novo tempo de ensino e aprendizagem.
“A criança a partir dos 3 anos de idade precisa ingressar na rede municipal de ensino, independente do contexto, se é pandêmico ou não, ela precisa estar efetivamente matriculada. A secretaria está planejando a manutenção das aulas presenciais, elaborando materiais e implementando novas estratégias para recuperar os prejuízos de aprendizagens que as crianças tiveram em 2020/2021”, afirma.
Fábio Rogério Rodrigues Gomes garante ainda que a Secretaria terá vagas disponíveis para todas as séries do ensino fundamental e educação infantil, no entanto, nem sempre as vagas estarão disponíveis nas escolas desejadas.
“Entrou no site não conseguiu fazer a matrícula do filho, porque as vagas esgotaram, procure a Secretaria de Educação para que possamos viabilizar vagas para a criança”, pontua.
Escolas organizadas para rematrículas e matrículas
Na Escola Municipal Doralice de Andrade, no Vale do Itacaiúnas, onde funcionam turmas do 1º ao 9º ano, as rematrículas estão acontecendo de forma escalonada, por turmas.
“Estamos fazendo turmas, e depois fazemos as matrículas dos núcleos de educação infantil, recebemos duas turmas. Fizemos isso pra evitar aglomeração, é mais tranquilo tanto para a secretaria preencher documentação quanto pra recebermos os pais com mais tranquilidade, atenção”, explica Maria Consolação de Moraes, diretora da EMEF.
Meire Costa Alves, aproveitou a primeira oportunidade para renovar a matrícula de duas filhas, na EMEF Doralice, nesta terça-feira (14).
“O colégio é muito bom, professores, diretores são muito bons. Eu vim renovar logo pra eu poder viajar. Foi rápido, a escola Doralice está de parabéns”, observa Meire.
O calendário de matrículas para o ano letivo 2022 na rede municipal de educação já foi aberto, mas por enquanto, somente para os estudantes já matriculados na rede. As rematrículas estão acontecendo desde segunda-feira, (13) e se estenderão até o dia 22 de dezembro, período em que os pais, responsáveis e os próprios alunos, no caso dos maiores de 18 anos, devem procurar a escola para renovar o ato de vínculos com a instituição. Para quem ficou de recuperação, o calendário abrirá entre os dias 27 a 29 dezembro.
As matrículas para alunos novatos serão divididas em duas etapas. A primeira é destinada a alunos com deficiência comprovada por meio de laudo médico. Será também entre os dias 27 e 29 de dezembro, conforme informa Fábio Rogério Silva, diretor de ensino urbano da Semed.
“Todo aluno novato com deficiência deverá fazer a matrícula por meio de um site disponibilizado para essa finalidade ou ir até a escola pretendida por ele para estudar no ano de 2022 e efetuar sua matrícula. Alunos novatos, são aqueles a partir dos 3 anos ou aqueles que não estudaram no ano de 2021 na rede municipal de ensino”, esclarece o diretor.
Por outro lado, as matrículas para alunos novos sem deficiência só estarão disponíveis mesmo na primeira semana de 2022.
“Iniciaremos no dia 03 de janeiro até o dia 14, as matrículas para alunos novatos sem deficiência. Neste mesmo período, os pais que fizeram a matricula online, deverão se dirigir às escolas que matricularam seus filhos e levar a documentação exigida para formalizar a matricula. A matricula só é formalizada na rede quando é entregue a documentação na escola”, enfatiza Fábio.
A previsão para o início das aulas é o dia 24 de janeiro, e a Semed já está trabalhando para recuperar os prejuízos provocados pela pandemia do coronavírus tanto na aprendizagem dos alunos como na baixa de matrículas. Além disso, os professores que retornaram às escolas dia 18 de janeiro participarão de uma jornada pedagógica de qualificação para esse novo tempo de ensino aprendizagem.
“A criança a partir dos 3 anos de idade precisa ingressar na rede municipal de ensino, independente do contexto, se é pandêmico ou não, ela precisa estar efetivamente matriculada. A secretaria está planejando a manutenção das aulas presenciais, elaborando materiais e implementando novas estratégias para recuperar os prejuízos de aprendizagens que as crianças tiveram em 2020/2021”, afirma.
Fábio Rogério Silva garante ainda que a secretaria terá vagas disponíveis para todas as séries do ensino fundamental e educação infantil, no entanto, nem sempre as vagas estarão disponíveis nas escolas desejadas.
“Entrou no site e não conseguiu fazer a matrícula do filho porque as vagas esgotaram procure a secretaria de educação para que possamos viabilizar vagas para a criança”, pontua.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio