Saúde: SAE/CTA realiza ações do Dezembro Vermelho na Nova Marabá
O motorista de aplicativo Reginaldo Moraes, 55 anos, tirou a manhã de sábado, 19, para fazer compras com a família no Supermercado Colina. Além das compras, ele também acabou aproveitando a manhã para realizar testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis.
Reginaldo aproveitou que neste fim de semana o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Aconselhamento e Testagem SAE/CTA realizou testes rápidos para detecção de HIV/AIDS, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C na frente do Supermercado Colina, no KM7 e na Feira da 28.
“Estava fazendo compras, ia passando, vi o movimento e me interessei. Estou aqui fazendo essa testagem”, conta. “Esta ação é fundamental e importante para população. Que sempre existam essas atitudes por parte dos órgãos públicos porque é uma forma de cuidar da saúde do povo”, completa.
A ação fez parte do Dezembro Vermelho, mês da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao longo do mês foram realizadas várias ações de testagens e aconselhamento além de palestras educativas em diferentes instituições.
“Durante todo o mês estamos intensificando as ações de prevenção, promoção e diagnóstico precoce dessas ISTs. Basta a população se dirigir até a equipe. Então, nós fazemos um cadastro com todos os dados importantes e de 15 a 20 minutos já obtemos os resultados para os testes”, explica Katiane Chaves, coordenadora do CTA.
Durante as ações o CTA/SAE sempre leva a equipe completa com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais não só para realizar a testagem mas também para fornecer o suporte para as pessoas após o resultado do teste e dar conselhos sobre como proceder. “Chamar também a atenção da população para a importância de se trabalhar a prevenção”, explica.
O CTA/SAE fica aberto de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, na Travessa Santa Terezinha, S/N, Núcleo Marabá Pioneira, ao lado do Hospital Materno Infantil e faz distribuição gratuita de preservativos.
A promotora de vendas, Euzelina Marques, estava trabalhando e também aproveitou a ação para voltar para casa mais segura. “Toda vez que tem ação eu faço. É importante porque são doenças que às vezes as pessoas não sabem que possuem porque não tem sintomas. Toda vez que tiver aconselho qualquer um fazer porque se tiver algo já trata logo”, aconselha.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio