Esporte: Projeto “Saúde em Dia” atendeu mais de mil atletas em 2021
Com base nos cadastros de dados e testes realizados com os atletas, a equipe de profissionais de Educação Física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) pôde acompanhar de perto e monitorar o desenvolvimento dos atletas que utilizam os espaços de caminhada e corrida na cidade.
Os atletas de rua e frequentadores dos espaços públicos de caminhada e lazer da cidade, este ano, tiveram um incentivo a mais na hora de realizar suas atividades físicas. A equipe de profissionais de Educação Física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) levou auxílio técnico e orientação de saúde, através do projeto “Saúde em dia: Atleta de rua bem acompanhado”, que atendeu de agosto a dezembro mais de mil atletas, nos polos do Espaço Rotary de Lazer, Praça do Aeroporto e Avenida Minas Gerais, mostrando a grande rotatividade de pessoas nesses locais.
O projeto, antes denominado Ligeirim, foi retomado em agosto deste ano, em nova roupagem, sob a gestão do secretário de Esporte Thiago Farias Miranda, e encerrou seu ciclo de atendimentos de 2021 na penúltima semana de dezembro. De acordo com o balanço, o projeto obteve um saldo satisfatório com base nos dados levantados pela equipe da Semel.
Para o coordenador da Semel, Thyago Ferraz, um dos objetivos do “Saúde em dia” também foi trazer informação e dados relevantes ao público. “Essas informações podem ser utilizadas para definir políticas públicas de saúde. Se utilizarmos políticas públicas prévias de orientação a gente acredita que terá uma sociedade mais ativa e mais saudável”, observa Thyago.
Nesse período, de agosto a dezembro, foram colhidos dados dos participantes através do cadastro e realização de testes. Dentre os 150 atletas efetivos, foi constatado que 68,3% deles tem o exercício físico como uma atividade de prevenção; 61,9 % dos participantes tem disponibilidade para treinar de 5 a 7 dias na semana; e 66,9% dos participantes realiza por dia de 45 a 60 minutos de exercícios físicos. A atividade física queridinha dos participantes é a caminhada (73,3%), seguido da musculação e treino com o próprio peso corporal.
Resultados
Os dados também mostraram que os atletas praticantes de atividades físicas nas pistas de corrida e caminhada de Marabá já são considerados um público ativo e colhem frutos do esforço individual, pois apenas 8,8% das pessoas apresentaram obesidade nível moderada e o restante (91,2%), recebeu classificação de obesidade baixa, aceitável e leve.
Outra observação interessante foi em relação à pressão arterial dos atletas, pois 44% apresentou um quadro de hipertensão leve a moderada. Isso levou vários atletas a procurar seus médicos para revisão dos exames cardiológicos e de medicação. Quanto ao teste glicemia, um dos mais procurados pelos atletas nos pólos trabalhados, em geral foi considerado bom, uma vez que 11% apresentaram resultados elevados.
“Foi um trabalho importante, porque conseguimos identificar anomalias na saúde de alguns atletas e fizemos direcionamento para que eles buscassem um postinho de saúde ou médico de confiança para investigar um pouco mais essas anomalias identificadas”, observa Thyago Ferraz, coordenador da Semel.
Em 2022, após o período chuvoso, o Projeto Saúde em Dia será retomado pela Semel com inserção de novos polos e novas estratégias que serão desenvolvidas com base nas informações colhidas, principalmente no que diz respeito à orientação da atividade física ao público que frequenta os locais públicos.
Confira mais fotos do projeto:
Texto: Jéssika Ribeiro
Fotos: Aline Nascimento/ Divulgação Semel