Defesa Civil: Novos abrigos são construídos em Marabá
Na praça Paulo Marabá, na entrada da Marabá Pioneira, na manhã desta terça-feira (4), a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) finaliza a construção de 80 abrigos, com capacidade de ampliação para mais 40, para atender cerca de 120 famílias. Outros cinco locais já dispõe de famílias que foram atingidas pelas cheias dos rios.
Até ao meio dia desta terça-feira, o nível do rio Tocantins registrava 11,38 metros acima do leito normal, uma elevação de 20 centímetros nas últimas 18 horas. De acordo com a Defesa Civil, já somam mais de 200 famílias atendidas com transporte para abrigos ou casas de amigos e parentes.
De acordo com a Defesa Civil do município, os principais pontos de alagamentos são o bairro de Santa Rosa e Vila Canaã, na Marabá Pioneira, Folha 33, pontos do bairro Amapá, Carajás I e II e bairro Filadélfia, além do balneário do Taboquinha.
“Estamos com 18 veículos para atender a população neste momento, sendo 6 caminhões do Exército, sendo que cada um dos veículos conta com 5 homens para auxiliar na retirada das famílias de áreas alagadas. Na praça Paulo Marabá, estamos finalizando a construção dos abrigos e disponibilizando para as famílias que estão chegando aqui”, informou Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil.
Equipes da Defesa Civil e Sevop trabalham na construção de um novo abrigo na Avenida Sororó para atender mais 100 famílias. Já uma equipe da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) realiza, em campo, o cadastramento das famílias para acolhimento com atendimento médico, distribuição de kits de higiene pessoal, cestas básicas, colchões e água potável.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wilielton Cardoso