SSAM: Operação para limpeza de grotas, bueiros e canais intensifica no São Félix
Além da equipe de limpeza do SSAM, outra operação também é realizada na cidade com a equipe de drenagem da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) na Folha 32, nas proximidades da Rodovia Transamazônica, Nova Marabá.
As equipes de limpeza de grotas e bueiros do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), na manhã desta terça-feira (4), intensificaram os serviços no núcleo de São Félix II e Residencial Tocantins, com uso de máquinas foi feita a limpeza de um canal para escoamento das águas pluviais.
De acordo com Odilon Cerqueira, Coordenador de Limpeza Urbana do SSAM, estão sendo usadas três máquinas em pontos diferentes, e de acordo com ele, foram retiradas, aproximadamente, mais de 20 caçambas com entulho e o serviço ainda continua nos próximos dias no local.
“No núcleo de São Félix existem vários pontos onde vem acumulando água e resolvemos dar continuidade no trabalho, pois já havíamos feito uma operação de limpeza no mês passado e estamos dando sequência, para isso estamos com três máquinas em atividade”, destacou Odilon Cerqueira.
De acordo com ele, além das máquinas, outras equipes estão distribuídas pela cidade como o bairro da Liberdade e Nova Marabá, realizando o trabalho manualmente, assim como o trabalho de roço que está sendo intensificado.
Sevop
Além da equipe de limpeza do SSAM, outra operação também é realizada na cidade com a equipe de drenagem da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop). A equipe realiza uma drenagem na Folha 32, nas proximidades da Rodovia Transamazônica, Nova Marabá.
A equipe realiza também um trabalho na Rua Amazonas, bairro Belo Horizonte e Folha 10 na Nova Marabá. “Na folha 32 realizamos uma drenagem para desviar a rede de esgoto no local como também no bairro Belo Horizonte, na Folha 10, nossa equipe iniciou mais um trabalho de drenagem”, informou Ivan Simões, Coordenador da Equipe.
De acordo com o SSAM, mais de 100 homens e máquinas estão atuando na limpeza, retirada de entulhos nos esgotos e galerias para evitar novos alagamentos, porém, os órgãos lembram que é preciso a ajuda da população para prevenir novos problemas com alagamentos.
“Sem ajuda da população, nosso trabalho se torna mais difícil. Estamos com mais de cem homens trabalhando especificamente na limpeza de bueiros e grotas além das máquinas. É preciso que a população acomode seu lixo em local adequado e veja o horário da passagem do caminhão coletor”, informou Odilon Cerqueira, chefe da limpeza do SSAM.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wilielton Cardoso