SEASPAC: Obras do novo prédio do CIPIAR entram na reta final
As obras da nova sede, que vai abrigar os vinte idosos do Centro Integrado da Pessoa Idosa (CIPIAR), estão a todo vapor, já na parte de finalização. O prédio localizado na esquina das avenidas Itacaiúnas com Minas Gerais no bairro Novo Horizonte, antigo Espaço de Acolhimento Provisório (EAP), que abrigava crianças e adolescentes, está passando por serviços de revitalização e adaptações para atender os idosos.
De acordo com Ana Paula Romeira, engenheira da Secretaria de Viação e Obras (Sevop), os serviços acontecem nos três blocos. O novo Cipiar contará com dormitório masculino com 6 quartos e capacidade para 24 pessoas, além de dois vestiários, seis banheiros sendo dois adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD) e dormitórios de cuidadores. Quanto ao dormitório feminino, haverá um quarto com capacidade para seis mulheres e dois banheiros, sendo um adaptado para PcD.
Vale ressaltar que nos dormitórios as portas foram ampliadas para permitir a passagem das cadeiras de rodas, bem como, os banheiros que ainda contam com barras de apoio. O piso dos banheiros também foi trocado, agora é antiderrapante para reforçar a segurança dos moradores.
“Vai ter a troca de todas as janelas para vidro para entrar maior iluminação nos quartos. A parte da cozinha foi reformada, assim como a lavanderia. Houve a revisão do telhado, da parte hidráulica e a parte elétrica foi toda refeita. A previsão é que até o final do mês a gente entregue a obra para o serviço que vai fazer a pintura e o paisagismo”, informa a engenheira.
Outras etapas da obra são a revitalização do refeitório, despensa e a construção de dois novos banheiros na parte administrativa. Todo o forro foi trocado e instalado piso de granilite, onde houve o nivelamento dos acessos permitindo a acessibilidade. O espaço conta também com a instalação de extintores de combate a incêndio.
Maria Goreth Rodrigues, coordenadora do CIPIAR, destaca que um dos principais ganhos com o novo espaço é a questão de o prédio ser municipal com capacidade para aumentar o número de abrigados para 25.
“É um prédio próprio todo adaptado de acordo com a legislação. Vai ter espaço para toda equipe técnica, sala pedagógica, sala de atendimento individual, sala de técnicos, sala administrativa e academia ao ar livre”, pontua a coordenadora.
O bloco administrativo terá também recepção, sala para psicólogo e assistente social, sala de enfermagem e dois lavabos. Os idosos contarão também com sala de TV. A estrutura para montagem dos equipamentos da nova academia já está sendo preparada para garantir práticas saudáveis aos idosos.
“A revitalização do novo espaço do CIPIAR tem dois objetivos que são adaptar melhor toda a estrutura física para atender aos idosos que têm problema de locomoção como os cadeirantes e cumprir a legislação do idoso e também para as pessoas com deficiência. Outro aspecto positivo será o uso de novos recursos e a adaptação do prédio para o acolhimento do idoso e que tenha toda a segurança que eles precisam”, destacou Nadjalúcia Oliveira, Secretária Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).
A execução da revitalização do Lar dos Idosos, está orçada em R$ 288.019,06. Os recursos são provenientes do erário municipal.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio