SEMED: Começa hoje, terça-feira, a Jornada Pedagógica para professores da rede municipal
De terça-feira, dia 18 de janeiro, até a próxima sexta-feira, 21, os professores da rede municipal de ensino de Marabá – campo e urbano – participam da Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação.
A abertura ocorre às 9 horas, com duas lives simultâneas. Uma para os educadores da Educação Infantil, sobre “Garantia de Aprendizagem considerando os Impactos da Pandemia no Contexto Escolar”. Ela será ministrada pela professora Mara Mansani, colunista do Blog de Alfabetização Nova Escola na Revista Nova Escola.
A outra palestra, também no formato de live, tem como público alvo os educadores do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, com participação da professora doutora Carol Campos, Fundadora do Vozes da Educação e pesquisadora associada do CPRE/Teachers College – Columbia University.
No período da tarde ocorrem reuniões presenciais em vários espaços pedagógicos para apresentação e discussão da Avaliação Diagnóstica CAED e Reorganização do Currículo na Perspectiva da Priorização Curricular, com participação de professores e coordenadores pedagógicos. Professores da educação Infantil estarão reunidos na Escola Ida Valmont; os do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano nas escolas João Anastácio de Queiroz e Anísio Teixeira; e os educadores do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano estarão reunidos no CMRio (antigo Caic).
Na sede da SEMED, no mesmo horário, de 14 às 18 horas desta terça-feira, também vão ser reunir professores de Laboratórios de Informática para discutir “A contribuição dos profissionais de espaços pedagógicos no processo de recomposição da aprendizagem escolar”. Já professores das salas de recursos avaliarão o mesmo tema na Escola Ida Valmont.
Os orientadores educacionais estarão no CMRio para dialogar sobre a “Recomposição das Aprendizagens em Rede: A Contribuição dos orientadores educacionais no processo de recomposição da aprendizagem escolar”.
À noite, de 19 às 22 horas, os coordenadores pedagógicos e professores de EJA – Etapas e Ensino Personalizado – participam de uma live sobre “Garantia de Aprendizagem considerando os Impactos da Pandemia no Contexto Escolar”, que terá como palestrante a educadora Helga Porto.
Na quarta-feira, dia 19, de 8 às 12 horas, em três locais distintos, será avaliada a disseminação da reorganização do currículo na perspectiva da priorização curricular, para professores e coordenadores pedagógicos. Os da Educação Infantil estarão na Escola Ida Valmont; do 1º ao 5º ano do Fundamental nas escolas João Anastácio de Queiroz e Anísio Teixeira; e do 6º ao 9º ano no CMRio.
Na tarde do dia 19, o tema será “Recomposição da Aprendizagem em Rede na perspectiva das Habilidades Estruturantes de Língua Portuguesa e Matemática”, com participação de professores e coordenadores pedagógicos. Os da Educação Infantil na Escola Ida Valmont; 1º ao 5º ano nas escolas João Anastácio de Queiroz e Anísio Teixeira; e do 6º ao 9º ano no CMRio.
Durante o dia inteiro, os professores de Laboratórios de Informática continuam a discussão sobre “A contribuição dos profissionais de espaços pedagógicos no processo de recomposição da aprendizagem escolar”. Já professores das salas de recursos avaliam o mesmo tema na Escola Ida Valmont.
Também durante o dia inteiro, orientadores educacionais se mantêm no CMRio para dialogar sobre a Recomposição das Aprendizagens em Rede: A Contribuição dos Orientadores Educacionais no Processo de Recomposição da Aprendizagem Escolar.
Os professores e coordenadores pedagógicos de EJA fazem discussão sobre a “Recomposição da Aprendizagem em Rede na perspectiva das Habilidades Estruturantes de Língua Portuguesa e Matemática”, no horário de 19 às 22 horas. O encontro será no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).
Nos dias 20 e 21, quinta e sexta-feira, respectivamente, todos os educadores retornam às suas escolas para participar do Planejamento Pedagógico dos Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
Segundo o professor Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de Ensino Urbano da Secretaria Municipal de Educação, antes de iniciar a Jornada Pedagógica, a SEMED reuniu, na última sexta-feira, 14, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos para socializar o Planejamento de todas as ações pedagógicas para o ano de 2022, com os eventos socioeducativos, socioculturais e esportivos.
Também foram dialogadas com o trio gestor das escolas as diretrizes para recepção e acolhimento dos estudantes, proposta para recomposição da aprendizagem em rede e apresentação do Selo Pedagógico 2022.
As matrículas para o novo ano letivo foram concluídas no dia 14 de janeiro e os estudantes retornam às escolas na próxima segunda-feira, dia 24. Os gestores receberam diretrizes para a semana de acolhimento em suas unidades escolares.
Texto e fotos: Ulisses Pompeu