Cidadania: Governo visita estrutura de atendimento dos abrigos
Acompanhado do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marabá, Walmor Costa, o Governador do Pará, Helder Barbalho, visitou, nesta quarta-feira (19), a estrutura de atendimento aos desabrigados pela enchente, instalada no Centro de Convenções Carajás, em Nova Marabá.
Os serviços integram um conjunto de ações do Governo do Estado para auxiliar no recomeço da vida das pessoas afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Os serviços de atendimento iniciaram na manhã desta quarta-feira, 19. Os desabrigados estão tendo atendimento de saúde e cidadania por meio de duas carretas adaptadas do projeto “TerPaz, Formação Profissional”.
“Esse é o momento de nós unirmos esforços que permitam com que as pessoas atravessem esse momento com o menor sofrimento possível. Estamos com as ações aqui em Marabá viabilizando junto com a prefeitura para que haja o acolhimento das famílias através dos abrigos e também o cadastramento para que as famílias possam ter acesso ao programa Recomeçar”, destacou o Governador do Pará, Helder Barbalho.
O programa está destinando um salário mínimo às famílias desabrigadas. Até o momento, mais de 350 famílias já sacaram o valor correspondente. Uma equipe do governo do estado está indo aos abrigos e fazendo levantamento das famílias para obter o benefício.
A Defesa Civil continua realizando o cadastramento das famílias que estão sendo atingidas pela enchente para fazer o transporte para um lugar mais seguro. Walmor Costa, Chefe de Gabinete, destacou a importância da parceria entre prefeitura e Governo do Estado na realização de ações efetivas de atendimento aos desabrigados.
“A junção de forças nessa hora é primordial pois sozinho ninguém vai a lugar nenhum e parabenizamos mais uma vez o governador do estado por vir acompanhar de perto os problemas causados pela enchente, assim como o prefeito Tião Miranda que acompanha diariamente as ações para o atendimento às famílias atingidas”, destacou Walmor Costa, Chefe de Gabinete.
A comitiva do governo do estado juntamente com secretários municipais, percorreram áreas alagadas e abrigos públicos. Atualmente, mais de 3.600 famílias foram atingidas pela enchente, sendo que 668 estão nos abrigos e outras 2.030 encontram-se desalojadas.
Os serviços médicos e de especialidades, além da emissão de documentos estão disponíveis até o dia 23, no horário de 8h às 14h, em dois locais: Escola Estadual Plínio Pinheiro e Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará.
Texto: Victor Haôr
Fotos: SECOM/PMM