Meio Ambiente: Tamanduá é resgatado pela Semma no Rio Tocantins
O trabalho de resgate para retirar os animais ilhados ou abandonados, está sendo realizado para que esses animais fiquem fora de risco. A Semma está preparando um abrigo improvisado para acolher os animais até passar o período das cheias.
Nesta terça-feira (25) a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), em ação conjunta com o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), resgatou um tamanduá em leito de rio, nas proximidades da confluência do Rio Tocantins e Itacaiunas, que estava em risco de afogamento. O animal foi retirado do rio por um fiscal ambiental através de um passaguá.
O animal foi levado para as margens do rio onde a equipe de fiscalização encaminhou para o Parque Zoobotânico de Marabá para ser avaliado e colocado sob cuidado de especialistas.
Na última semana, a Semma iniciou ações de resgate de animais abandonados e ilhados pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiunas. No total, foram resgatados sete gatos e um cachorro, que estavam em áreas alagadas do núcleo Marabá Pioneira e estão, provisoriamente, em um abrigo improvisado no antigo prédio da Semma.
A ação foi motivada após reunião com o Ministério Público, por meio da Promotoria de Meio Ambiente, e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) devido ao aumento do número de registros de abandonos de animais no Disque Denúncia.
Abrigo improvisado
De acordo com Rubens Sampaio, secretário da Semma, este trabalho de resgate para retirar os animais que estão ilhados, e muitas vezes abandonados, está sendo realizado para que esses animais fiquem fora de risco. “Estamos improvisando um abrigo, na SEMMA, que foi autorizado pelo Prefeito, para cuidarmos desses animais até passar o período das cheias do rio. Ao final desse processo, estaremos abrindo o espaço para que as pessoas que porventura perderam os seus animais, possam vir buscá-los. Os animais que não encontrarmos o proprietário, os colocaremos para adoção”.
Paulo Chaves, coordenador da fiscalização da Semma, explica que a ação de resgate dos animais foi motivada pelo Ministério Público juntamente com a Secretaria, e o CCZ foi acionado, para que pudesse ser feito o resgate. “Percorremos áreas alagadas para realizarmos esse resgate e o procedimento é, após resgatarmos os animais, os encaminhamos ao CCZ para passarem por uma triagem, e estando saudáveis, nós levamos esses animais para esse abrigo que foi improvisado”.
As denúncias de abandono de animais são realizadas pelo programa Linha Verde, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Disque Denúncia, em Marabá, cujo objetivo é estimular as pessoas a denunciarem crimes ambientais.
O contato do Linha Verde é (94) 3312-3350 e as denúncias podem ser feitas pelo app Disque Denúncia Sudeste do Pará, que pode ser baixado na play store ou Apple Store, no seu smartphone.
Veja mais fotos:
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio e Divulgação