Obras: Avanços na revitalização e ampliação da EMEF Mendonça Vergolino
As obras de ampliação da Escola Municipal Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, estão a todo vapor. O espaço, que está ganhando novo ambiente com a revitalização do prédio antigo e a construção de um novo bloco com andar, é uma das mais de 50 obras da Prefeitura de Marabá, em execução na cidade. As mudanças são percebidas logo na entrada da escola.
Na parte da ampliação, além do reboco da parte externa, os trabalhos estão concentrados na cobertura com a preparação para a colocação do telhado. O trabalho é importante para o início da próxima fase, no andar de cima, que é o acabamento. Nesse bloco estão sendo construídas cinco salas. No primeiro andar, os espaços serão direcionados para a gestão, orientação pedagógica e sala de professores. Já no segundo piso, haverá salas de música e dança.
Quanto à revitalização da escola, os trabalhos estão avançados, caminhando para a finalização do forro de gesso, pintura e parte elétrica. Além disso, toda a parte hidráulica está pronta, como informa o engenheiro civil João Carlos de Souza, da empresa G.A Engenharia. “Adiantamos cerca de 80% do forro de gesso e da pintura. A parte elétrica está 100% pronta. A infraestrutura da placa elevatória, do primeiro para o segundo piso, nós já concretamos. As esquadrias de ferro também estão sendo feitas”, pontua.
De acordo com o engenheiro Eduardo Bogaz da Sevop, os serviços, que estão sendo realizados na escola, vão deixar o ambiente muito mais acessível. “Vamos revitalizar a plateia, que tem um piso de madeira bonito. Toda a parte elétrica é nova. A escola vai ficar 100% acessível, vai ser feito também o sistema de combate a incêndio da escola”, explica.
As obras da escola Mendonça Vergolino estão orçadas em R$1.049.052,39 e a previsão para a conclusão das obras é para o 1º semestre deste ano. A EMEF Mendonça Vergolino atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos manhã e tarde. Com as obras, as aulas estão acontecendo no prédio da Fundação Casa da Criança, no bairro Santa Rosa.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Fernando