Sevop: Tapa-Buraco atua nos vários núcleos da cidade
Na Rodoviária da Folha 32, Nova Marabá, o asfalto cedeu em um trecho da via de acesso ao estacionamento dos veículos, ônibus e vans. A administração do espaço solicitou uma equipe da Operação Tapa-Buraco para resolver o problema. O trabalho aconteceu na manhã desta terça-feira (1º), o trecho foi recuperado com uso de massa CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), elevando a camada de asfalto e afastando as possibilidades de ocorrer acidentes no local.
De acordo com Luiz Carlos da Costa Silva, chefe da equipe Tapa-Buraco, são utilizadas, em média, duas caçambas com massa, algo em torno de 22 toneladas por caçamba. “Em alguns dias é preciso o uso de até três caçambas com massa para poder atender toda a demanda, principalmente neste período de chuva”, informou.
No início da semana, o assoreamento de parte da pista de acesso à Marabá Pioneira envolveu uma força tarefa e outras equipes da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), foram acionadas para solucionar o problema. Além da camada de terra, pedras também foram utilizadas para recompor o terreno. “O terreno cedeu devido a água que penetrou no solo e deixou mais frágil e devido ao grande fluxo de veículos um trecho cedeu e abriu uma cratera. Utilizamos bastante aterro e uma camada de pedras e posteriormente utilizamos uma nova camada de asfalto no local”, explicou.
Além da Marabá Pioneira e da Folha 32, outros pontos na cidade receberão a equipe Tapa-Buraco ainda nesta semana, como a Folha 17, avenidas do Residencial Cidade Jardim. Nos dias 3, 4 e 5, os serviços se concentraram na Rodovia BR 222, entre São Félix e Morada Nova.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wilielton Cardoso / Luis Carlos Silva (Sevop)