Covid-19: Mutirão pretende testar cerca de 2 mil pessoas até sexta-feira (04)
O atendimento é para todas as pessoas que estejam com sintomas gripais, a partir dos 5 anos de idade. É um teste seguro e estamos com uma equipe ampliada para que os atendimentos sejam bem rápidos.
Cíntia Pombo, Secretaria de Saúde
Um mutirão de testes rápidos para Covid-19, é realizado no ginásio Manoel Paulino Alves (Dequinha), no bairro das Laranjeiras nesta quarta-feira (02). Serão três dias de atendimento à população até sexta-feira (4). A previsão é que sejam realizados 1.800 testes rápidos.
O teste realizado na população, nos próximos três dias, é conhecido como o RT-PCR (Reação da Transcriptase Reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase) realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do SWAB (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal.
O teste é indolor, mas pode ser incômodo, como conta Zilda Cardoso de Sá, gerente de uma loja de confecção que realizou o teste na manhã desta quarta-feira, “Sente um pouco de náusea, dá vontade de espirrar, mas é necessário realizar esse exame, porque as vezes estamos com o vírus e acabamos passando para outras pessoas e é um exame seguro”, disse.
A cabeleireira, Luciana Pereira de Sousa, também realizou o teste nesta manhã. Segundo ela, está sendo uma excelente iniciativa, pois muitas pessoas não têm recursos para realizar o teste nas farmácias.
“Eu achei muito legal essa iniciativa porque nas farmácias dificilmente a gente encontra para fazer os testes e muitas pessoas também não têm o dinheiro para pagar e infelizmente estamos passando por uma fase ruim e essa iniciativa é muito boa, e recebemos em 15 minutos o resultado”, disse.
No ginásio Dequinha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza 16 mesas de atendimento à população para coleta do material. Pela manhã, a partir das 7 horas, estão sendo distribuídas 300 senhas e no período da tarde, a partir das 14 horas, mais 300.
“Serão três dias de atendimentos e o resultado sai em até 15 minutos. O atendimento é para todas as pessoas que estejam com sintomas gripais, a partir dos 5 anos de idade. É um teste seguro e estamos com uma equipe ampliada para que os atendimentos sejam bem rápidos. Estamos com 2 mil testes disponíveis e estaremos até sexta-feira aqui e é importante a pessoa vir fazer o teste para saber se são apenas os sintomas gripais ou se é mesmo covid para fazer o tratamento correto”, explicou Cintia Pombo, Diretora do Programa Extramuro.
O professor da rede municipal de ensino, Elton Ferreira dos Reis, fez o teste esta manhã. “É um vírus que vem se modificando cada vez mais e nós que trabalhamos em sala de aula temos que nos prevenir e prevenir nossos alunos e recomendo que todos possam fazer”, disse.
Veja as imagens:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wilielton Cardoso