SMSI: Em fase de testes, agentes de segurança já utilizam nova rede de comunicação via rádio
Os agentes de segurança de Marabá já estão utilizando a nova rede de comunicação via rádio implementada semana passada. Foi instalada uma torre de 40 metros para um sistema de rádio trunking na sede da Guarda Municipal de Marabá (GMM). Por enquanto o sistema está em fase de testes.
A Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) adquiriu 210 rádios, sendo 150 rádios portáteis e 60 rádios para as viaturas, que foram distribuídas entre o Departamento Municipal de Segurança Institucional (DMSP) e o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU).
“Cada órgão tem um canal isolado e se comunica entre as bases. Oficialmente os rádios funcionam a 35 km de distância a partir da torre para os rádios viaturas e 25 km para os rádios portáteis, os Hand Talk’s, mas fizemos o teste e os de viatura funcionaram com mais de 40 km de distância em perfeito estado”, explica o Inspetor Maciel Chaves, comandante da GMM.
Já foram realizados testes na Vila São José, km 21, Itupiranga, a 15 km de Morada Nova, Vila São Raimundo, Vila Sarandi, Nova Ipixuna e, em todas as localidades, os rádios das viaturas receberam a mensagem alta e clara.
A instalação do sistema se deu em três fases. A primeira fase foi a instalação dos equipamentos nas viaturas e treinamento. A segunda fase foi a habilitação dos rádios junto à central de comunicação. A terceira fase é a consolidação de todo sistema onde será recebida a ocorrência a partir da central de operação e encaminhar a informação para os agentes em operação.
Junto com a torre também foi construído um pequeno prédio com três salas e banheiros, onde fica a central de transmissão da torre para os aparelhos e futuramente será instalado o sistema de monitoramento de vídeo da guarda.
“A comunicação é fundamental para a melhoria do nosso trabalho. Para atendermos as demandas e agirmos com mais agilidade e precisão. Por isso estamos trabalhando cada vez mais para melhorar isso”, comenta o Inspetor Leão.
A população vai poder continuar a fazer a chamada para acionar a Guarda Municipal pelo número 153 onde as ocorrências são registradas e encaminhadas para as viaturas em serviço. Com a instalação dos rádios operadores essa comunicação será mais rápida e mais rapidamente será feito o atendimento à população.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio