Defesa Civil: Boletim atualizado de sexta-feira, 4
Nesta sexta-feira, 4, de acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, o nível da régua fluviométrica marca 10 metros e 49 centímetros, representando uma elevação de um centímetro em relação ao dia anterior, quinta-feira, 3 de fevereiro.
O número total de famílias atingidas foi de 5.157, sendo que 1.013 estão desabrigadas e foram alocadas nos abrigos da Prefeitura e 2.485 desalojadas, ou seja, foram para casa de parentes e amigos. As demais são famílias ribeirinhas, 797, e/ou ilhadas, 862, que ficam no segundo piso dos imóveis e resistem em sair das residências.
Vale ressaltar que, em função da cheia antecipada dos rios Tocantins e Itacaiunas provocando a maior cheia em 20 anos, a Prefeitura de Marabá construiu em tempo recorde 13 abrigos oficiais, chegando ao total de 23 abrigos durante o período.
A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEAPAC), continua cadastrando as famílias, do dia 24 de janeiro ao dia 2 de fevereiro foram feitos 2.333 cadastros e entrega de cestas básicas.
Ontem, quinta-feira, dia 3, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizou entrega de kits de limpeza e higiene no abrigo da Folha 31 e no abrigo do Bairro Santa Rosa, ainda atividade recreativa com as crianças, que inclui distribuição de lanches, ginástica para mulheres entre outras programações.
Quem desejar ajudar as famílias com doações, os pontos oficiais da Prefeitura para arrecadação são a sede da SEASPAC, que fica na Travessa da Fonte, bairro Amapá, Marabá – em frente ao CAP e ao lado do Ministério Público Estadual, e na sede da Defesa Civil Municipal, que está em novo endereço, na Rua 7 de Junho, nº 1020, Marabá Pioneira. A arrecadação é das 8 às 16 horas. Os itens prioritários são alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, roupas e artigos de cama, mesa e banho.
Secom/ PMM