Esporte: Projeto “Semel nos abrigos” promove lazer e atividades recreativas para comunidade
Na manhã desta quinta-feira (03), as atividades recreativas aconteceram no abrigo da Obra Kolping e no fim da tarde foi a vez do abrigo da Colônia Z-30.
A equipe da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) fez uma visita aos abrigos nesta quinta-feira (03), com ações voltadas a todos os públicos. O projeto “Semel nos abrigos”, oferece atividades físicas e recreativas com profissionais da própria secretaria, mas também distribui nos abrigos visitados kits de limpeza oriundas de doações recebidas. Já foram entregues ao todo 220 kits em dois abrigos.
Na manhã desta quinta-feira, as atividades recreativas aconteceram no abrigo da Obra Kolping e no fim da tarde foi a vez do abrigo da Colônia Z-30. Por lá, foram entregues 120 kits de limpeza, lanche para as crianças e além de brincadeiras infantis, houve ginástica para mulheres. Na semana passada, a ginástica ocorreu no abrigo da Folha 33.
Thiago Miranda, secretário da Semel, enfatiza que a ideia é levar a ação a todos os abrigos com espaço para realização das atividades.
“Estamos fazendo o que podemos para ajudar nesse momento de dificuldade. Trazemos profissionais para brincar com a criançada, profissionais de ginástica para brincar com a mulherada. Estamos entregando também alguns kits de limpeza porque sabemos da necessidade do pessoal para manter a higiene pessoal e também do espaço, então viemos dar um pouco do nosso tempo e doações para essas pessoas que estão fora de suas casas”, ressaltou o secretário.
Gilma Arrais, está no abrigo há um mês, desde que a cheia chegou à Rua São Pedro, no Santa Rosa, e ficou contente com a iniciativa da Semel nos abrigos. O filho dela, Israel Arrais, estava entre as crianças que aproveitaram o momento de recreação.
“É uma iniciativa que deveria ter todos os dias. Quando chega a enchente elas ficam sem nenhuma atividade, sem estudar, e isso aí é um entretenimento para elas, faz com que elas interajam e também é uma atividade física muito boa para elas, dar pra ver a alegria delas e pra nós também” comenta a vigilante
Maria Arcângela, moradora da Avenida Pará Moradora do Santa Rosa Joelma Feitosa
Joelma Feitosa, moradora do bairro Santa Rosa está há um mês no abrigo e recebeu o kit de limpeza. Ela destaca porque ações como esta são essenciais. “Importante para gente porque ajuda pra lavar roupa e desinfetar o ambiente também”, pontua.
Maria Arcângela Pereira, mora na Avenida Pará, uma das primeiras a ser afetada com a cheia do rio Tocantins e descreve como o kit vai ajudar.
“É bom né, porque o dinheiro que usamos para comprar servirá pra outras coisas necessárias. Ajuda muito na limpeza. Eu lavo roupa, louça, é importante também pra nós”, enfatiza a dona de casa.
Mais fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento