Saúde: Centro de Controle de Zoonoses realiza 150 esterilizações mensais
O próximo agendamento para castrações de cães e gatos no CCZ será nos dias 21 e 22 de fevereiro, exatamente às 8 horas da manhã.
Em dias de castrações de pets, a movimentação é intensa no Centro de Controle de Zoonoses de Marabá (CCZ). Neste fim de semana (06 e 07 de fevereiro), 23 animais passaram pelo procedimento, que é a maneira mais segura e eficiente para o controle de natalidade e a diminuição da incidência de animais abandonados nas ruas.
Por mês, o CCZ realiza uma média de 150 castrações, metade é disponibilizada para grupos protetores de animais existentes na cidade. Vale ressaltar que a esterilização de animais é apenas mais um dos serviços ofertados pelo CCZ, que tem outras funções no combate e controle das zoonoses.
O médico veterinário Flávio da Silva, coordenador do CCZ, explica que, assim como em qualquer outro centro cirúrgico, no Centro de Esterilização do CCZ são seguidos protocolos importantes para que o procedimento seja seguro e eficaz para os animais.
“Quando a pessoa agenda, são feitas orientações, como por exemplo, jejum de no mínimo 6 horas e no máximo 8 horas sem se alimentar. Água pode deixar à vontade. O animal tem de estar com boa saúde. Não estar fazendo tratamento de nenhuma outra enfermidade para não influenciar no procedimento de anestesia e cirurgia”, informa.
Por questões de segurança, preservação da saúde do pet e organização, no CCZ não é permitida a troca de animais, horas antes do procedimento de castração. O coordenador explica:
“A pessoa responsável pelo animal tem até dois dias, antes do dia agendado, para substituir o animal por outro, depois disso não dá mais. A pessoa deve procurar o CCZ para protocolar o pedido de troca, porque além das orientações de preparação do animal para cirurgia, nós precisamos saber qual o animal esterilizaremos”, pontua Flávio, ressaltando que as castrações no CCZ funcionam aos fins de semana.
“O Centro de Controle de Zoonoses não é só esterilização, temos outras ações para fazer, como cuidar da leishmaniose, raiva, esporotricose [infecção causada na pele por um fungo] que já está surgindo em Marabá, a questão de animais sinantrópicos [animais que se adaptam a viver com seres humanos, mesmo contra a vontade das pessoas], carrocinha, existem outros serviços a serem feitos e não temos servidores exclusivos para as castrações. Ainda assim, às vezes, as pessoas agendam e no dia faltam tirando a vaga de outras que têm interesse”, comenta Flávio.
Novos agendamentos
O próximo agendamento para castrações de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) será nos dias 21 e 22 de fevereiro, exatamente às 8 horas da manhã. No dia 21 será destinado aos machos e no dia 22 às fêmeas. O agendamento está sendo feito on-line, através do Whatsapp (94) 3324-4411.
“Nós recomendamos para as pessoas agendarem o nosso Whatsapp e acompanhar as informações por lá. Postamos diariamente”, orienta o médico veterinário Flávio Ferreira, coordenador do CCZ.
O número de vagas é limitada, por isso se recomenda que o agendamento seja feito o mais próximo possível do horário de início. Mensagens enviadas antes das 8 horas não serão consideradas. Após a mensagem demonstrando interesse, os tutores contemplados receberão todas as orientações e protocolos a serem seguidos para a cirurgia. A idade mínima que os pets devem ter é 8 meses e a máxima 5 anos.
Durante o ano passado foram cadastrados 1.189 animais. Sendo 132 cadelas e 168 cachorros, 452 gatas e 437 gatos.
Os animais realizarão avaliação veterinária para saber se estão aptos ao procedimento. A castração é importante e afeta diretamente as ações da saúde pública.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio