SMSI: Órgãos de segurança do município participam de operação na Vila Santa Fé
No último final de semana, o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) a fim de combater a criminalidade na região. A ação ocorreu na sexta-feira (04) e sábado (05).
O canil atuou com uma viatura, três agentes e um cachorro na fiscalização e localização de veículos com registros de roubo e furto. Também foram realizadas averiguações em vans e ônibus no combate ao tráfico de drogas.
O DMTU atuou com sete agentes, uma viatura e duas motocicletas. Ao todo, foram abordados três ônibus, nove micro-ônibus, 24 automóveis, 32 motocicletas e quatro caminhões.
Na ocasião, foi constatado um veículo em situação irregular. O caminhão estava com a cor diferente da descrição do documento, numeração do motor com sinais de adulteração, registro de roubo/furto e, na carroceria, apresentava grande quantidade de queijo sem nota fiscal. O veículo e o motorista foram apresentados à delegacia seccional do núcleo Cidade Nova para os devidos procedimentos.
Ação nos abrigos
Na última semana, a GMM efetuou rondas nos abrigos públicos, que recebem as famílias afetadas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Os abrigos ficam localizados nos três núcleos da cidade e as rondas funcionam em horários alternados e com efetivo diário de 12 agentes.
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), por meio do Grupamento de Apoio Operacional (GAO), também atua diariamente no apoio aos abrigos com 18 agentes e três viaturas para o serviço diário.
O apoio se estende a todas as secretarias envolvidas na assistência às famílias e também nos atendimentos aos chamados nos abrigos. Dependendo da situação, os órgãos competentes são acionados.
Demais ações
Entre sexta-feira e domingo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) atendeu 29 denúncias de poluição sonora. Só no núcleo Nova Marabá foram 12 atendidas.
O DMSP segue com as rondas preventivas nos hospitais e postos sob a responsabilidade do Departamento. Já a GMM segue com ações de conscientização sobre o uso de cerol em pipas, apoio, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), às operações de fiscalização da SEMMA e às blitz do DMTU.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação