Saúde: CRISMU mobiliza mulheres para a campanha contra o câncer de colo do útero
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já está preparando a campanha de prevenção contra o câncer do colo de útero, realizada anualmente no mês de março. O Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher (CRISMU), desde agora, mobiliza as mulheres a se programarem a participar das ações de saúde exclusivas para elas.
No centro, a campanha está prevista para 14 a 25 de março, no horário noturno. Foi em uma dessas ações, em 2018, que a Wigilsinéia Queiroz, de 36 anos, realizou o exame preventivo do Colo Uterino (PCCU), que apontou alterações no colo do útero e que poderia ter mudado os rumos de sua história. Infelizmente na época, ela não retornou para apanhar os resultados e só descobriu a doença quando já estava desenvolvida, há cerca de um ano.
“Eu fiz todo o processo, mas não retornei até o CRISMU pra levar o exame para o médico, para ele dar o parecer dele e continuei minha vida. A rotina normal até que veio uma hemorragia. Eu tive sete hemorragias. Na primeira fiquei internada no Hospital Municipal dez dias e, nesse período, foi coletado material para a biópsia e foi descoberto que eu estava com C.A no colo do útero”, relata.
Quando uma paciente tem o diagnóstico de câncer desenvolvido é encaminhada para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e, no caso da Gil, com ajuda de amigos do Hospital do Amor, o tratamento é feito em Barretos. É assim tem seguido dia após dia lutando contra a doença. “Já fiz quimioterapia, já fiz radioterapia, processo de braquiterapia, que são quatro minicirurgias, como eles chamam. Foi o mais doloroso nesse meu processo, mas estou aqui. Firme e forte”, pontua.
Há dois meses, Gil descobriu metástase, o C.A avançou para a coluna e agora ela tem buscado ainda mais forças para vencer essa luta pela vida. “Eu digo às mulheres de Marabá que corram atrás, façam o preventivo e não caiam no esquecimento. Retorne com o médico e veja realmente, porque naquela época, se eu tivesse passado por um médico, porque eu estava no estágio 1, eu não teria passado por esse sofrimento”, alerta Gil.
Campanha aumentará oferta de serviços no Crismu
No mês de março, a previsão da SMS é intensificar as ações voltadas à saúde da mulher em toda a rede municipal, e por ser referência, o CRISMU ampliará os atendimentos entre os dias 14 a 25 de março para mulheres de todos os bairros, revela Nayane Aguiar, gerente do centro.
“A gente intensifica a oferta de serviços para combater o câncer. Vamos disponibilizar mais horários para as mulheres fazerem a coleta de preventivo, no município inteiro. Toda mulher deve procurar a unidade mais próxima de sua casa para fazer o preventivo, mas no mês de março, vamos fazer a coleta no período noturno no Crismu, com três enfermeiras, cada uma fazendo 30 coletas por noite”, informa a gerente.
A divulgação antecipada é uma preocupação com a baixa procura por parte das mulheres, por isso, a gerente reforça o alerta e deixa o convite para a prevenção contra o câncer do colo de útero. “A gente ver muita mulher durante o atendimento na unidade, que está há mais de cinco anos sem fazer o preventivo e quando chega pra gente já está com uma lesão que precisa correr para tratar ou então já está com o diagnóstico de carcinoma (tumor)”, enfatiza.
Como funciona o atendimento?
Na rede municipal de saúde, o atendimento inicia na UBS com a coleta do PCCU, lembrando que cada UBS tem a sua própria dinâmica. No prazo agendado, a mulher deve buscar o resultado, que sai entre 20 a 30 dias. O exame é lido pela enfermeira da UBS. Se houver alteração no exame, a profissional já encaminha a paciente para o Crismu, onde o atendimento é feito por especialista em ginecologia.
Geralmente no CRISMU é realizado o exame de colposcopia, para avaliar o trato genital inferior feminino: a vulva, a vagina e o colo de útero. Então é feito uma biópsia, e, dependendo do resultado, a paciente pode ser encaminhada para o tratamento aqui mesmo no município, isso no caso das lesões menos graves, mas que causam o câncer. Por outro lado, quando a doença já está desenvolvida, a paciente é encaminhada para tratamento oncológico e fora do domicílio.
“Antes que vire o carcinoma, elas tratam aqui no município, o tratamento é feito no Hospital Municipal. No caso de uma lesão que já é um carcinoma invasivo, daí já se procura o TFD, e é encaminhado para Tucuruí, que é a nossa referência” esclarece Nayane.
Orientações sobre o preventivo
O exame PCCU é recomendado a todas as mulheres em atividade sexual, periodicamente, ou seja, anualmente. Para fazer o exame preventivo as mulheres precisam seguir algumas orientações:
- Não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame;
- Não utilizar duchas de higiene íntima;
- Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais;
Ter finalizado a menstruação pelo menos dois dias antes da coleta. Aliás, é recomendado que o exame também não seja realizado dias antes da menstruação.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento