Semel: Projeto Ginástica para as Mulheres realiza aulão no Partage Shopping
Na noite desta terça-feira, 22, o Projeto Ginástica para as Mulheres da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) realizou uma ação no Partage Shopping, em parceria com uma academia. O aulão, que aconteceu no piso L3 do shopping, além de receber alunas do projeto, foi aberto ao público em geral.
De acordo com Jaqueline Silva, coordenadora do projeto, a ação é apenas uma amostra da programação dos próximos dias, que ocorrerá em vários polos do projeto espalhados pela cidade.
“A importância de mostrar o nosso projeto é realmente a força que nós mulheres temos, que tiramos para poder participar, tirar um pouco do dia a dia para que a gente possa praticar atividade física e mostrar que, além de donas de casa, além de mães, nós também trabalhamos o nosso corpo. Isso é qualidade de vida. Mostrar para a sociedade que existe um projeto da Prefeitura direcionado às mulheres, à prática da atividade física”, pontua a coordenadora.
A dona de casa Eliane Santos, 31 anos, foi em caravana de Morada Nova com as colegas do projeto. Ela participa há nove anos do Ginástica para as Mulheres. “Eu me sinto bem porque se eu não vou para a ginástica eu me sinto mal, com a autoestima muito lá embaixo. Quando eu estou na ginástica eu me sinto alegre, me divirto muito com as meninas, além da saúde, né?!, que a gente tá trabalhando pra sempre estar com o corpo em movimento”, ressalta.
Daniel Moreira é professor do projeto e destaca a importância de uma ação como essa para o bem-estar das participantes do projeto. “Temos o benefício tanto estético como cardiovascular, neuromuscular e a autoestima como uma das prioridades. A questão de se sentir bem com movimento, não só com a dança, tudo o que acontece no programa de aula. Eu acredito que o trabalho respiratório, cardiovascular é um dos primeiros agregados no resultado, seguindo disso vem a estética, existe um gasto energético mas depende muito da intensidade de casa uma”, pontua.
Marisa Pereira é professora aposentada e participa do projeto há 15 anos. Uma das mais animadas do grupo, a professora explica porque para ela o projeto é tão importante. “Esse projeto é muito bom porque incentiva mulheres de uma certa idade a se enturmarem com as outras, melhorar a saúde delas, o desempenho, isso ajuda bastante. Esse projeto só veio a calhar para gente. Não é só terceira idade, tem jovem também que está entrando porque está gostando”, explica.
A programação de carnaval segue com aulões durante a semana nos outros polos do projeto espalhados pela cidade.
Serviço:
Na Nova Marabá, o projeto acontece no Ginásio da Folha 16, na Cajum (próximo à Equatorial Energia), na Folha 33 (galpão do Ronaldo da 33), no Cidade jardim (rua ao lado da panificadora galeria do pão).
Na Velha Marabá, na quadra onde tem festejo junino.
Na Cidade Nova, no Amapá (Associação de mulheres), na Praça São Francisco, no bairro Laranjeiras (ginásio Deusuita), na Liberdade (praça da liberdade e na obra kolping), no Jardim união (anexo do Cras), no Carajás (associação de moradores).
Em São Félix, na Praça dos Sonhos, na Quadra do São Félix Pioneiro e na Quadra do conjunto Tiradentes
Em Morada Nova, no Ginásio Herlon Carlos.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento