Covid-19: Com chegada de novo lote da Pfizer, SMS reforça chamada para vacinação
A segunda dose é voltada para o público geral, enquanto a terceira dose é para quem completou quatro meses da aplicação da segunda. As doses já foram distribuídas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Dez mil doses da vacina da fabricante Pfizer chegaram a Marabá nesta semana. Segundo a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as doses já foram distribuídas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana, faltando apenas duas UBS´s da zona rural receberem.
O novo lote do imunizante é para aplicação de 2ª e 3ª doses. A segunda dose é voltada para o público geral, enquanto a terceira dose é para quem completou quatro meses da aplicação da segunda.
De acordo com dados da SMS, da população apta a receber a vacina em Marabá, 81% recebeu a primeira dose, 70% completou o esquema vacinal primário com a segunda dose e 14% recebeu a dose de reforço.
Em relação às faixas etárias que menos buscaram a segunda dose, a de 12 a 18 anos é a que apresenta a menor adesão. Mais de 70% desses adolescentes ainda não tomara a segunda dose do imunizante.
Na faixa etária de 5 a 11 anos, os dados da SMS apontam um universo de 35 mil crianças. No entanto, até hoje apenas 8% desse total recebeu a primeira dose. Para esse público, os imunizantes disponíveis são a dose pediátrica da pfizer, além da Coronavac e Astrazeneca.
“Nosso pedido é que a população possa se dirigir às unidades de saúde para receber o imunizante”, pontua o coordenador de imunização da SMS, Fernado Gomes.
Para se vacinar a pessoa deve apresentar RG, Cartão SUS, carteira de vacinação e declaração. Já os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis legais ou com autorização assinada pelos mesmos.
Texto: Ronaldo Palheta