SMSI: Órgãos de segurança definem Operação Carnaval 2022
Representantes de órgãos de segurança pública, municipal e estadual se reuniram, na manhã desta sexta-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), para informar à imprensa sobre as ações integradas da Operação Carnaval 2022 em Marabá, que serão realizadas no período de 26 de fevereiro a 1º de março.
Participaram da reunião, representantes do 4º Batalhão de Polícia Militar, 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, 21ª Seccional de Polícia Civil, Departamento do Código de Postura, Departamento Municipal de Trânsito Urbano, Guarda Municipal de Marabá, Departamento de Segurança Patrimonial e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A entrevista foi iniciada pelo Secretário de Segurança Institucional Jair Guimarães. Ele falou sobre a importância de informar à população sobre as decisões tomadas em relação à Operação e o cumprimento dos Decretos estadual e municipal, que diz respeito às normas sanitárias de proteção à Covid-19 e à suspensão das festas carnavalescas em espaços públicos.
“Este ano não temos o carnaval oficial devido à pandemia e será um carnaval permitido, porém controlado. Está proibido o carnaval de blocos e eventos de rua e praças, onde vai estar permitido com autorização dos órgãos de segurança em clubes e casas noturnas. Informamos à comunidade que as forças de segurança, das três esferas, estarão nas ruas fiscalizando os locais e avaliando a questão da quantidade de público e questões sanitárias, dentro de responsabilidade de cada órgão”, informou Jair Guimarães, Secretário Municipal de Segurança Institucional.
As ações conjuntas vão iniciar na noite deste sábado (26) e serão visitadas casas de shows e espaços públicos, fiscalizando o cumprimento das exigências sanitárias e de segurança nos eventos privados no município.
De acordo com o Major da Polícia Militar Hélio Oeiras, o efetivo durante a Operação Carnaval será ampliado, como também o número de viaturas nas ruas. “Sabemos que é um feriado prolongado e devido ser um longo período e por mais que não temos carnaval oficial, o índice de ingestão de bebida alcoólica, violência no trânsito e violência doméstica acreditamos que não vão diminuir e a Polícia Militar vai aumentar seu efetivo nas ruas. Vamos realizar ações para coibir a violência no município e estaremos nas ruas dando apoio ao cidadão”, afirmou Major Oeiras.
No que diz respeito ao cumprimento das normas de segurança nos estabelecimentos, o Corpo de Bombeiros vai vistoriar os itens de segurança, verificar a quantidade de pessoas que é permitida dentro do que estabelece o decreto municipal de 70% da sua capacidade normal de público.
“O Corpo de Bombeiros tem a prerrogativa nos estabelecimentos onde acontecerão festas de carnaval e dentro das operações desenvolvidas fiscalizaremos essas casas que não estejam legalizadas e não podem realizar eventos desta natureza. Vamos fazer uma fiscalização pente fino nesses estabelecimentos, cobrando a instalação desses equipamentos de segurança”, destacou Major Felipe Galúcio, Comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.
Seguindo as orientações de segurança, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTU), alerta os condutores na responsabilidade de conduzir o veículo, respeitando a vida. Para isso, o DMTU vai coibir o abuso de motoristas que fazem o consumo de bebidas alcoólicas e dirigem.
“Vamos trabalhar de forma integrada e na realização de blitz. Estaremos 24 horas na rua, coibindo os abusos no trânsito e trabalhando, conjuntamente com demais órgãos. Vamos colocar agentes extras para fazer uma maior frente de trabalho na contribuição para a segurança do cidadão no município de Marabá”, esclareceu Jocenilson Silva, Coordenador do DMTU.
Major Felipe Galúcio, Cdte do Corpo de Bombeiros Jocenilson Silva, Coordenador do DMTU
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio