Defesa Civil: Nível do rio recua e chega a 11 metros e 28 centímetros
Na manhã de hoje foi registrada nova baixa no nível do Rio Tocantins. A régua hidrometeorológica no bairro de Santa Rosa, na Marabá Pioneira, está medindo 11 metros e 28 centímetros, um recuo de 23 centímetros em 24 horas, e a previsão da Defesa Civil é que o nível do rio continue baixando nos próximos dias.
“Estamos realizando um monitoramento 24 horas no nível do rio e acompanhando os boletins da Eletronorte e também de outros municípios a montante do rio como nos estados do Tocantins e Maranhão, e apesar destas informações positivas em relação a baixa do rio é importante lembrar que ainda estamos em período de cheia e temos que aguardar o rio estabilizar”, informou Marcos Andrade, Assessor Técnico da Defesa Civil municipal.
A Defesa Civil registra 22 abrigos distribuídos por todos os núcleos da cidade onde estão sendo atendidas 1.051 famílias. As famílias desalojadas somam 2.485. As margens do Rio Tocantins muitas famílias ribeirinhas também perderam a produção agrícola, como plantação de melancia, macaxeira, quiabo entre outras culturas. No total, 797 famílias encontram-se nestes locais e também recebem o apoio da Defesa Civil.
Nas áreas alagadas, muitas famílias se recusaram a sair e permanecem nas casas no piso superior, apesar da orientação de que deixassem a área de risco. A Defesa Civil soma 862 famílias nesta situação e que também vem recebendo o apoio do órgão na distribuição de cestas básicas de alimentos.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio