Saúde: UBS Hiroshi Matsuda promove ação preventiva contra o câncer do colo de útero
A coleta do PCCU (Exame Preventivo do Colo de Útero) é um dos focos principais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste mês de março, que é lembrado como mês da mulher, quando acontece a campanha nacional Março Lilás de combate ao câncer do colo de útero. Na UBS Hiroshi Matsuda, a equipe de enfermagem montou um cronograma especial para atender ao público feminino da Folha 11 e entorno. São mutirões de coleta de PCCU com atendimentos que iniciam às 08 horas da manhã e seguem até às 16 horas sem intervalo para almoço. A primeira ação aconteceu na sexta-feira (04).
Caline Saraiva faz parte da equipe de enfermagem da UBS Hiroshi Matsuda e explica que a estratégia é atender ao máximo de mulheres, já que este tipo de câncer é o terceiro em números de casos no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram 16.710 casos só em 2020.
“Fizemos essa campanha pra ver se conseguimos maior adesão da população feminina, que infelizmente ainda é muito baixa, por vários motivos, um deles é porque a maioria das mulheres estavam acostumadas, em governos anteriores, a lidar com a demora do resultado do exame, mas ultimamente esse preventivo tem demorado em torno de um mês. Temos muitas vagas na rede”, enfatiza a enfermeira.
Só na sexta-feira, a enfermeira Caline realizou mais de 20 coletas até às 14h30, mas a meta é vacinar quantas aparecerem por lá. O próximo mutirão do Hiroshi Matsuda está agendado para o dia 17 de março. É importante frisar que, na rede municipal de saúde, a coleta do PCCU é realizada semanalmente de acordo com o fluxo e organização de cada UBS. No Hiroshi Matsuda, o serviço é disponibilizado nas tardes de segunda, quarta e sexta-feira. Já na quinta-feira, a coleta acontece pela manhã.
“A coleta é direcionada para todas as mulheres, principalmente entre a faixa etária de 25 a 65 anos, que é faixa etária alvo do Ministério da Saúde. Mas toda a mulher, que já iniciou a relação sexual, deve coletar o preventivo, até porque o HPV, que é o que mais causa o câncer do colo do útero, não tem uma faixa etária, a partir do momento que você mantém relação sexual já está exposta ao HPV”, explica a enfermeira.
Sara Kelvi Rodrigues, 25 anos, procurou a UBS para iniciar o planejamento familiar. Ela é mãe de uma menina e está se preparando para engravidar com segurança do segundo filho. Disse que foi orientada pela enfermeira a realizar o preventivo como parte do processo.
“Eu faço todos os anos. Mas esse ano, como tive um aborto espontâneo e para começar do zero e ter uma gestação saudável, a enfermeira me informou que teria de fazer o PCCU pra gente começar daí, dar o pontapé inicial. Na verdade, pra quem tem uma vida sexual ativa tem de fazer todos os anos e a unidade de saúde ultimamente tá muito boa. A gente não precisa ir mais no CTA, já faz aqui mesmo, então tá muito boa”, ressaltou a vendedora sobre o atendimento nas UBS.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio