Semed: Servidoras ganham homenagem pelo Dia Internacional da Mulher
As servidoras que trabalham na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) ganharam uma homenagem dos colegas homens ao chegarem para o trabalho na manhã desta segunda-feira, dia 7 de março.
Logo às 8 horas, elas foram recepcionadas com salva de palmas e parabéns em um longo corredor com homens de um lado e do outro. Em um segundo corredor, cada uma recebeu um botão de rosa de outro grupo e iniciava o passeio por uma exposição com ambientes ornamentados com temáticas que mostravam os períodos pelos quais a mulher passou, começando pelo ambiente de casa, quando ficava restrita ao trabalho no lar e cuidando dos filhos; depois, quando passa a conquistar, a ficar empoderada, com uma mesa com maquiagem e perfumes; o jeans e o salto alto representavam, logo em seguida, a busca por independência e igualdade na sociedade.
“Elas entraram em um corredor com folhas secas, representando o período árido que viveram, mas terminaram em um corredor com fotos delas mesmas, mescladas com palavras que reforçam a importância da mulher em nossa sociedade, como determinação, empoderamento, virtudes, entre outras”, explica Orlando Morais, um dos organizadores da recepção.
O estacionamento coberto da SEMED virou auditório e as mulheres ganharam uma programação especial, com direito à apresentação musical com a cantora Ayla Màrques, sorteio de brindes, palestra motivacional e um café da manhã diversificado.
A secretária de Educação, Marilza Leite, com mais de 30 anos dedicados à educação em Marabá, agradeceu as homenagens e o privilégio de voltar a comemorar uma data tão representativa, após dois anos de pandemia severa. “Se Deus quiser, no final deste ano vamos voltar a comemorar o Dia do Professor e o Dia do Servidor, talvez até mesmo sem máscaras”, prevê Marilza.
Valmir Silva Moura, secretário adjunto de Educação, ressaltou a importância das mulheres na educação de Marabá e disse que todos os adjetivos colados nos corredores da SEMED para celebrar o Dia Internacional da Mulher cabem muito bem. “As mulheres são, atualmente, a maioria na educação de nosso município e temos orgulho disso”, revelou Moura.
Texto e fotos: Ulisses Pompeu