Educação: Prefeitura entrega nova Escola Albertina Moreira
Um dos maiores investimentos da Prefeitura de Marabá, a melhoria na infraestrutura da Rede Municipal de Educação, teve mais um avanço. Na sexta-feira (11), foram retomadas as entregas das revitalizações de escolas pelo município. A primeira oficialmente, em 2022, foi realizada na Folha 06, com a reinauguração da Escola Municipal Albertina Sandra Moreira dos Reis.
O prefeito Tião Miranda ressaltou a satisfação em entregar para a comunidade uma escola praticamente reconstruída e lembrou que existem outras dezenas também já com obras finalizadas ou em andamento para dar mais qualidade à educação dos 56 mil alunos da rede municipal de educação.
“É uma escola grande, revitalizada, que vai atender centenas de alunos. Marabá tem mais de duzentas escolas e eu as priorizo, porque é o início da transformação do ser humano. Aqui é um bairro carente, sabemos que a escola tem uma função social muito grande, então, investimos nela. Albertina foi professora por muito tempo e essa escola representa a dedicação que ela tinha pela educação”, enfatiza o gestor.
O vice-prefeito Luciano Dias observa a alegria da gestão em participar de uma cerimônia, onde as crianças estão presentes, devido ao controle da pandemia, bem como os esforços da administração municipal em atender os anseios da população daquela comunidade.
“Foi a primeira inauguração de muitas, de 2022. Graças a Deus com o cenário diferente, diria que quase pós-pandemia, com as crianças presentes na escola, isso é fundamental para que possamos retomar uma vida normal. Teremos muitas outras escolas para inaugurar, dentre outros equipamentos públicos. A Folha 06, além da escola, ainda vai receber esse ano, pavimento de ruas, que vai melhorar muito a qualidade de vida da comunidade”, afirma Luciano Dias.
A secretária de educação Marilza Leite, salienta a emoção de ver a concretização dos investimentos na Educação. “Temos uma escola revitalizada, modernizada para entregar para 471 alunos, do 1º ao 5º ano. Passamos dois anos sem avançar como gostaríamos, mas de contrapartida as obras não pararam, e temos aí pela frente, 18 obras concluídas e outras 17 a concluir. Então estamos muitos satisfeitos de entregar essa obra para a comunidade da folha 06 e dos bairros vizinhos atendidos por essa escola”, completa a secretária de educação.
Comunidade escolar feliz com o novo espaço
As obras de revitalização da EMEF Albertina Moreira refletiu e repercutiu por toda a comunidade que esbanja alegria em ter um ambiente bonito, confortável e adequado para o ensino aprendizagem. Carlos Eduardo da Silva, 10 anos, estudante do 5º ano, estava entre os alunos que fizeram questão de participar da festa. “A escola agora tá muito bonita, tem plantinhas, bancos, a quadra está bonita, o telhado dela tá arrumado”, disse atento o menino.
Quem também falou emocionada da escola nova foi a Lara Riandra Aguiar, 10 anos, aluna do 5º ano B. “Ela tá muito bonita, a quadra ficou bonita, a sala de leitura, a sala de informática, o banheiro, tudo ficou bonito” reforçou a aluna.
A gestora da escola, Marcelí Izaias Silva, falou com entusiasmo do ambiente que agora complementa e fortalece o desenvolvimento do currículo escolar. “Para nós é uma imensa satisfação, um grande prazer, alegria. As crianças estão bem felizes, vimos a felicidade no rosto deles de tá estudando em lugar mais digno, sala bem confortável, cadeiras novas” pontua a gestora.
Para os pais e responsáveis de alunos as melhorias na estrutura foram significativas. “Hoje estamos com grande felicidade, toda a comunidade está grata. Essa reforma trouxe uma grande relevância para o nosso bairro. Hoje a gente olha e vê um sonho realizado”, disse Daniel Silva, pai dos alunos Thayemilly e Daniel Guilherme.
“Observei que a diferença tá muito grande. Tá maravilhosa, digna das crianças, porque elas são o futuro do nosso país”, comentou dona Dolores de Sousa, avó dos alunos João Lucas, do 2º ano e a Paula Fernandes do 4º ano.
veja outras fotos:
Na ocasião, a gestão Estadual entregou uma ambulância e a assinatura do convênio para adequação do bloco de serviços para quimioterapia e internação do centro oncológico no Hospital Regional de Marabá. O investimento é da ordem de R$ 2.489.821,62.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Jordão Nunes / Aline Nascimento