Gestão: SSAM e Departamento de Postura realizam ações de limpeza de grotas
Nesta segunda-feira (14), as equipes do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) juntamente com as equipes da Coordenação do Código de Postura do município realizaram a limpeza de canais e grotas na Folha 27, na divisa com a Folha 23, Nova Marabá.
Devido às fortes chuvas do último final de semana, algumas áreas das Folhas 27 e 22 foram registradas alagamentos devido ao entupimento da galeria que corta as duas Folhas. As máquinas do SSAM retiraram toras de madeira e bastante entulho que prejudicava a passagem natural da água.
“Aqui foi preciso uma intervenção urgente devido ao acúmulo de entulho e também das toras de madeira de grande porte que entupiu todo o canal. Sem falar no aumento da vazão da água da chuva bastante forte. Acreditamos que com esse trabalho as inundações neste local não irão mais acontecer”, explicou Odilon Cerqueira, Chefe da Limpeza Urbana do SSAM.
De acordo com Odilon Cerqueira, outras equipes estão atuando em outros pontos da cidade realizando a retirada do acúmulo de entulho, um trabalho que não cessou em nenhum momento, fazendo a limpeza de bueiros, grotas e canais, com objetivo de evitar alagamentos.
Odilon lembra ainda que é preciso a participação da população para a prevenção de alagamentos, e uma delas é não jogar lixo nas galerias, pois esse é o principal responsável pelos alagamentos em vários pontos da cidade, principalmente na Nova Marabá.
“Estamos trabalhando ininterruptamente e nos últimos meses não tivemos registro de alagamentos em várias Folhas, onde era mais atingido devido à manutenção das galerias, hoje o trabalho de limpeza vem evitando novos alagamentos, mas é preciso que a população também participe deste processo”, lembrou Odilon Cerqueira.
No local de ação das máquinas, por se tratar de um terreno particular, houve a necessidade de solicitar a permissão do proprietário para que a máquina pudesse fazer o serviço de limpeza. O Coordenador do Código de Postura, Túlio Rosemiro, esteve no local e explicou para os representantes do proprietário do terreno, a necessidade da realização do trabalho de limpeza do canal naquela área.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio