Obras: Entrega do Crismu prevista para maio
As obras de ampliação e revitalização no novo Centro de Referência da Saúde da Mulher (Crismu), localizado na Folha 31, ao lado do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no núcleo Nova Marabá, estão bem avançadas, com 85% do serviço concluído. Em construção, um laboratório moderno tem previsão de entrega para maio. Já está com a cobertura concluída e os trabalhos estão em fase de acabamentos finais. O prédio antigo passa por algumas modificações, com a readequação dos espaços, inclusive com construção de paredes para novos ambientes. As obras de Reforma e Ampliação do Crismu estão orçadas em R$ 455.375,61, oriundos de recursos próprios da prefeitura.
“Estamos fazendo a segunda etapa que é a parte da cozinha, banheiros e o acesso para o pavilhão dois” informa Dênis Michel dos Santos, encarregado da empresa responsável pela execução das obras.
De acordo com o engenheiro civil Alex Amoury, fiscal da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), a ampliação conta com dois laboratórios, macroscopia, administrativo, arquivo, recepção, esterilização, gerência, expurgo, auditório, departamento de materiais hospitalares e banheiros.
A obra também inclui cobertura metálica, cobertura com telhas de cerâmica e forro em PVC. O remate foi concluído de alvenaria com chapisco, reboco e revestimento cerâmico. O piso está em andamento e será de alta resistência com granitina, as esquadrias são portas de madeira e vidro temperado nas janelas. Toda a instalação hidrossanitária e elétrica será completa, além da rede lógica, preparada para combate a incêndio e pintura.
Atualmente o Crismu funciona em um espaço compartilhado com a Atenção Básica na Folha 33, às margens da Rodovia Transamazônica. O novo espaço na Folha 31, tem grande importância para as mulheres do município, pois vai proporcionar a ampliação de serviços.
O laboratório em construção é projetado dentro da Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC) com mais qualidade, tanto na execução da técnica para a parte de oncologia citológica quanto na precisão do resultado. Além disso, o Crismu passará a funcionar com dois mamógrafos e com acomodações melhores. Outra novidade é que com a realocação do Crismu, Marabá passará a contar com mais uma UBS no município.
“Vamos ceder o espaço da Folha 33 para criar a UBS no local e com certeza a população ficará bem assistida. Enquanto aqui na Folha 31 vamos ofertar serviços com mais precisão, oferecendo outros exames necessários à saúde da mulher”, afirma Geraldo Barroso, diretor do setor de Média e Alta Complexidade na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Atualmente, o Crismu realiza mais de duas mil consultas ginecológicas por mês e tem seis médicos que prestam o atendimento. O centro oferece ainda exames de imagens, consultas de planejamento familiar realizadas por uma equipe multidisciplinar e exame de punção de mama para identificação de nódulo, antes feito somente por meio do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), dentre outros serviços.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: