Defesa Civil: Boletim desta sexta-feira (18)
O nível do Rio Tocantins voltou a subir nas últimas 24 horas e a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil se mobiliza para organizar novos atendimentos às famílias. A régua fluviométrica registrou uma elevação de 7 centímetros, de 8 horas da manhã de ontem às 8 horas da manhã desta sexta-feira, 18, elevando o nível do rio para 11 metros e 30 centímetros.
Várias áreas voltaram a alagar no bairro da Santa Rosa, no núcleo da Marabá Pioneira, como as ruas Pará, Marabá, Nossa Senhora das Graças, Antônio Pimentel, Avenida Silvino Santis, Rua Moisés Júnior e Mestre Olívio. De acordo com Marcos Andrade, da Assessoria da Defesa Civil, o órgão está pronto para novos atendimentos.
“Infelizmente, mesmo sem a orientação da Defesa Civil, muitas famílias acabaram retornando para as áreas de risco e acabam necessitando de novo atendimento. Hoje já estamos com veículos para fazer a retirada das famílias. Mas lembro que estamos no período de cheia e ainda não podemos retornar para as áreas de risco”, pontuou Marcos Andrade.
A Defesa Civil informa ainda que mantém o atendimento aos desabrigados para a retirada da declaração para fins de saque do FGTS. De acordo com Marcos Andrade, já foram emitidas mais de 400 declarações para as pessoas que comprovaram que tiveram as residências atingidas pela enchente deste ano.
Para ter direito ao saque do FGTS, a pessoa deve comprovar que mora em área de risco, de acordo com a lista da Defesa Civil e Caixa Econômica Federal, e que foi atingida pela enchente. Para isso, precisa levar um comprovante de residência no nome dela ou se o imóvel for alugado, a pessoa deve levar o contrato de aluguel autenticado em cartório.
Além do comprovante de residência é preciso levar os originais e cópias dos documentos pessoais, como RG e CPF e PIS. A Defesa Civil informa que não está aceitando declaração de residência, apenas cópia do contrato de aluguel ou o comprovante de endereço com o nome do titular na conta de telefone, água, energia, internet ou fatura do cartão de crédito.
A Defesa Civil informa ainda que mantém plantão no fim de semana para o atendimento às famílias que possam vir a ser atingidas pela enchente. O plantão acontece no horário de 8 às 18 horas, no sábado e domingo.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom PMM