Semel: Projeto Ginástica para Mulheres conta com mil participantes
São 20 polos no município, com pretensão de aumentar
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) retomou as atividades do projeto Ginástica para Mulheres de todos os polos. O último a voltar com as aulas foi o da Folha 33, por conta da cheia do Rio Itacaiúnas. Na 33, projeto voltou para o barracão do Ronaldo e com nova instrutora, agora o comando fé da professora Aline Arruda (Aline Pankadão). O projeto já conta com 20 polos no município e está na iminência de abrir o 21º, na zona rural.
Elismar Santos, 61 anos, frequenta o projeto há quase dois anos e a busca é por saúde, para isso, equilibra a ginástica com as caminhadas, em dias alternados. “Eu vim por causa do peso, da pressão alta. Faz muito bem pra saúde. Eu amo fazer ginástica e perdi peso, também nem preciso mais tomar remédio”, pontua.
Lívia Moraes, 33 anos, é promotora de vendas e detalha os benefícios que a ginástica proporciona. “Eu sentia dores no joelho, hoje já não sinto mais. Também por causa do peso, a gente come muito e relaxa, então essa ginástica foi muito boa para nós”, revela.
Projeto atende mil mulheres em todo o município
De acordo com Jaqueline Silva, coordenação do Ginástica para Mulheres, o projeto consegue atender mil mulheres em todo o município com a ampliação de polos, a exemplo, do Bairro Araguaia (segunda e sexta-feira, às 18 horas) e na zona rural, na Vila Murumuru e na Vila Sarandi. Além disso, a coordenadora revela que mais um grupo pode ser implantado na Marabá Pioneira, no horário da manhã, como ocorre no Jardim União.
“Estamos indo para o 21º polo, com seis professores e trabalhando na contratação de mais dois profissionais. Durante toda a semana temos atividades nos bairros. Orientamos as pessoas a procurar o polo mais próximo de casa para participar, e aquelas que não tiverem polos próximos, procure a secretaria para fazer solicitação, por meio de ofício de associação de moradores, de mulheres. O objetivo da secretaria é atender todos os bairros, abrangendo o município de uma forma em geral” enfatiza Jaqueline.
Serviço
- Na Nova Marabá, o projeto acontece no Ginásio da Folha 16, na Cajum (próximo à Equatorial Energia), na Folha 33 (galpão do Ronaldo da 33), no Cidade jardim (rua ao lado da panificadora galeria do pão) e no Bairro Araguaia (na Escola Flávio Alves).
- Na Velha Marabá, na Quadra onde tem festejo junino.
- Na Cidade Nova, no Amapá (Associação de mulheres), na Praça São Francisco, no bairro Laranjeiras (ginásio Deuzuita), na Liberdade (praça da liberdade e na obra Kolping), no Jardim união (anexo do Cras), no Carajás (associação de moradores).
- Em São Félix, na Praça dos Sonhos, na Quadra do São Félix Pioneiro e na Quadra do conjunto Tiradentes
- Em Morada Nova, no Ginásio Herlon Carlos.
- Na Zona Rural, na Vila Murumuru e Vila Sarandi.
A Secretaria de Esportes (Semel) funciona no Ginásio Poliesportivo, na Folha 16, Nova Marabá.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento