Semed: Núcleo de Atendimento Especializado para autistas será entregue ainda neste semestre
Falta pouco para a entrega do novo espaço educacional para alunos autistas da rede municipal. A obra do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado ao Aluno de Espectro Autista (NAETEA) já foi finalizada e o prédio ganhou também dois painéis artísticos. A previsão é que o núcleo seja inaugurado ainda neste semestre, em meados do mês de abril.
O espaço vai atender 191 alunos autistas oferecendo um suporte educacional especializado, no contraturno escolar. “É um núcleo que a educação dará suporte pedagógico para os alunos que necessitam de suporte especializado. Eles serão atendidos por volta de uma a duas horas por oficina e também teremos um suporte clínico”, explica Thaís Mendes, coordenadora da Educação Especial da Semed.
Atualmente a Semed conta com 36 salas de recursos, espalhadas nas escolas de Marabá, sendo quatro na zona rural. Antes de iniciar as atividades no NAETEA, o Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá oferecer uma formação continuada a todos os professores que irão atuar ali. “Hoje a gente já consegue oferecer um serviço nas salas de recurso, mas como núcleo precisamos nos aprimorar para que essa criança consiga alcançar funcionalidade dentro das habilidades, que elas podem estar restritas, por não ter algo apropriado no momento”, completa Thaís.
O prédio, localizado na travessa Coqueiro, Bairro Santa Rosa, Marabá Pioneira, passou por revitalização, ganhou piso novo, telhado, forro, esquadrias e banheiros. Ao todo, são cinco salas de atendimento, inclusive laboratório para estimulação precoce, uma sala para administração, cozinha, pátio, uma quadra esportiva e jardim. O espaço foi totalmente adequado às normas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).
A equipe do núcleo será multiprofissional, composta com psicopedagoga, fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional e outros profissionais ainda em análise. A revitalização do prédio foi orçada em R$ 290.763,93 oriunda do erário municipal.
Sobre o autismo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é considerado uma condição de saúde que provoca déficit nas áreas comportamental e de socialização. Os principais sinais, que podem aparecer a partir de um ano e meio de vida da criança, são dificuldades na interação social e na comunicação, comportamentos repetitivos e outros (não manter contato visual por mais de 2 segundos, não atender quando chamado pelo nome; se isolar ou não se interessar por outras crianças; alinhar objetos; fazer movimentos repetitivos sem função aparente; não falar ou não fazer gestos para mostrar algo; repetir frases ou palavras em momentos inadequados).
Vale ressaltar que quanto mais cedo iniciado o tratamento melhor, consistindo em terapia comportamental e de grupo e fonoaudiólogo. (Fonte: Revista Autista e Tua Saúde)
Veja outras fotos:
Texto: Jéssika Ribeiro
Fotos: Aline Nascimento