Defesa Civil: Nível do rio permanece com 11 metros e 40 centímetros
Na manhã desta terça (22), a régua fluviométrica chegou à marca de 11 metros e 40 centímetros acima do nível considerado normal, uma retroação de 5 centímetros nas últimas 24 horas. “A expectativa é que o rio comece a baixar, após a semana santa de acordo com a previsão enviada pela Eletronorte” , informou Marcos Andrade, Assessor da Defesa Civil. Apesar da recomendação de não voltar as casas, muitas famílias tem deixado os abrigos.
“As cheias dos rios começaram em dezembro de 2021 e segue para o quarto mês seguido, esse é um dos motivos que tem feito muitas famílias deixarem os espaços, seguindo para casas de parentes, muitas alegam que não tem o mesmo conforto e privacidade e que já passaram tempo demais nos abrigos. Em menos de uma semana, mais de 200 famílias deixaram os espaços públicos”, Informou Marco Andrade, Assessor da Defesa Civil, ressaltando que as famílias a recomendação da Defesa Civil é que a pessoas não retornem às casas ainda, devido a intensidade das chuvas.
Ação de saúde, entrega de medicação, cestas básicas, vale gás entre outros serviços prosseguem disponíveis para as famílias cadastradas, as ações, no entanto, serão realizadas dentro do cronograma de planejamento da Defesa Civil, ou seja, cada núcleo será contemplado em dias e horários diferentes.
A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil disponibiliza diariamente 100 senhas para entrega de declaração de saque do FGTS, o atendimento é presencial e os interessados precisam comprovar que residem em áreas alagadas. Mais de 5 mil cadastrados já foram realizados. A Defesa Civil está localizada na Rua 7 de Junho, na Marabá Pioneira. O atendimento funciona de 8 às 18 horas.
Secom PMM