Defesa Civil: Boletim desta quarta, 23 de março
Na manhã desta quarta-feira, 23, a régua pluviométrica do rio Tocantins marcou 11 metros e 35 centímetros, um recuo de 5 centímetros em relação ao dia anterior. Com a diminuição no nível do rio, algumas famílias estão retornando para suas casas mesmo com a recomendação da Defesa Civil de permanecerem nos abrigos.
“A Defesa Civil só vai realizar a mudança das famílias quando o nível do rio atingir 8 metros”, informa o assessor da Defesa Civil, Marcos Andrade.
Atualmente, 820 famílias continuam nos 23 abrigos espalhados por toda a cidade. A Defesa Civil de Marabá já concluiu o recadastramento de todas as famílias abrigadas. Nos últimos dias, o órgão entregou benefícios eventuais às famílias, como cestas básicas. Todas serão atendidas.
Outro serviço que está sendo realizado pelas equipes da Defesa Civil é a emissão de declaração para o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), voltado apenas para as famílias que comprovarem terem sido atingidas pela cheia dos rios. Segundo o órgão, mais de 5 mil cadastros já foram realizados. Por dia, são entregues 100 senhas para atendimento.
O órgão continua recebendo doações para serem entregues às famílias.
A Defesa Civil fica localizada na Rua 7 de Junho, na Marabá Pioneira. O atendimento funciona de 8h às 18h.
Secom PMM