Educação: MEC e Semed firmam parceria para fortalecer alfabetização em Marabá
Lançamento do Programa “Tempo de Aprender” ocorre nesta quinta-feira, dia 31, no Centro de Convenções
Na tarde desta quinta-feira, 31 de março, a partir de 14 horas, será lançado em Marabá o projeto Tempo de Aprender, fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação e a SEMED (Secretaria Municipal de Educação). O evento de lançamento ocorrerá no Centro de Convenções Leonildo Rocha.
O diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, observa que o Tempo de Aprender é um programa que tem como objetivo melhorar a qualidade da alfabetização. Para isso, realiza ações que atuam no sentido de apoiar, aperfeiçoar e valorizar a formação pedagógica e gerencial de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Essas ações estão estruturadas em quatro eixo:
No primeiro, ocorrerá formação continuada de profissionais da alfabetização, com oferta de cursos de práticas de alfabetização e práticas de produção de texto com carga horária de 30 horas, dividido em oito módulos que tratam de temas como conhecimento alfabético, fluência, vocabulário e compreensão.
No Eixo 2, será ofertado apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização – por meio de sistemas on-line, recursos digitais e softwares de apoio à alfabetização, à literacia e à numeracia; apoio financeiro para assistentes de alfabetização e custeio para escolas e reformulação do PNLD para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Já no Eixo 3, ocorrerá aprimoramento das avaliações da alfabetização, com Estudo Nacional de Fluência em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), para verificar o nível de fluência dos alunos.
Também será oferecido curso de Inteligência artificial para fluência em leitura em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que está em desenvolvimento um aplicativo que irá aferir o nível de fluência da leitura dos alunos. Este quando disponibilizado, estará acessível a todas as escolas do país, munindo todos os professores e gestores educacionais de dados concretos e assertivos sobre a aprendizagem dos alunos.
Haverá, ainda, avaliação de impacto das ações do programa, com monitoramento e avaliação com painéis de controle e indicadores de desempenho que serão disponibilizados a gestores, professores e público em geral para acompanhamento e implementação de boas práticas na alfabetização.
O curso vai oferecer avaliações formativas para atenção individualizada, com Avaliações Diagnósticas e Formativas, fruto de parceria entre o Ministério da Educação – MEC e o caed/UFJF com o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens. A plataforma caed/UFJF reúne os cadernos dos testes das Avaliações Formativas, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens.
No Eixo 4, o foco será a valorização dos profissionais da alfabetização, com realização do Prêmio por desempenho para professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Uma das ações é a valorização dos profissionais da educação básica cujo desempenho tenha impactado, positiva e comprovadamente, o progresso dos alunos, conforme critérios a serem estabelecidos em portaria.
Texto e Fotos: Ulisses Pompeu