Defesa Civil: Na marca de 11 m e 80 cm, nível do Rio Tocantins continua estável
Nas últimas 24 horas, o nível do rio Tocantins estabilizou em 11 metros e 80 centímetros acima do considerado normal, porém a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil confirma uma nova elevação nos próximos dias pode acontecer, vários bairros continuam inundados e famílias buscam apoio no órgão.
Walmor Costa, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marabá, o qual a Defesa Civil está subordinada, pede que as famílias que precisam ir para os abrigos, procurem logo a Defesa Civil, e não deixem para procurar o órgão apenas quando a água estiver entrando na residência, já que é necessária uma programação antecipada para atender as famílias com transporte.
“Nosso pedido é para as pessoas que estão em áreas atingidas pela enchente que procurem a Defesa Civil, pois a previsão que temos da Eletronorte é que possa chegar a mais de 12 metros o nível do rio, e não deixe a água entrar nas casas para procurar o órgão, pois precisamos nos planejar com o transporte e o abrigo para as famílias”, informou Walmor Costa.
A Defesa Civil também informa que o atendimento para emissão da declaração de saque do FGTS será encerrado no próximo dia 8 de abril e as agências da Caixa estarão atendendo somente até o dia 11. A Defesa Civil pede ainda que as pessoas atingidas pela enchente organizem os documentos pessoais e o comprovante de residência para dar entrada e receber o benefício.
Devido à enchente, algumas ruas da Marabá Pioneira serão interditadas para passagem de veículos, já que os moradores reclamaram do movimento das águas danifica as portas e os portões das residências que estão alagadas, conforme informa Defesa Civil.
“Interditaremos a rua João Parsondas de Carvalho e p acesso ao bairro de Santa Rosa, os moradores reclamam que estão acumulando prejuízos devido à passagem de caminhões, pois a força da água quebra os vidros das portas e danifica os portões”, explicou Marcos Andrade, Assessor da Defesa Civil.
A Defesa Civil continua o atendimento às famílias que estão nos abrigos com distribuição de kits de limpeza e higiene pessoal. Durante a semana, as equipes da Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários estiveram nos abrigos para distribuição do vale gás e atualização cadastral.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio