Lazer: Pistas de caminhada chegam ao núcleo São Félix e Morada Nova
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) tem investido em espaços para as práticas físicas e esportivas. Exemplo disso, são as pistas de caminhadas espalhadas pelos núcleos da cidade. Ao todo são cinco, dentre elas, as duas mais recentes, localizadas nos residenciais Tiradentes e Novo Progresso.
Thyago Ferraz, coordenador na Semel, ressalta que os espaços de lazer e esporte são um grande atrativo para os praticantes de caminhadas e corrida de rua. Destaca ainda os reflexos diretos dessas obras à vida da população.
“Gera mais segurança ao atleta e torna o ambiente mais agradável e propício à prática desse esporte. Acreditamos que a prática de atividade física ela funciona preventivamente no combate a doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardiorrespiratório também. Ter espaços como estes têm sido pensado cada vez mais pela prefeitura”, pontua.
Para Jailson Pimentel, 42 anos, a pista de caminhada do Residencial Tiradentes trouxe segurança. Ele utiliza o local todos os dias acompanhado da esposa Luciene. Por dia, eles fazem aproximadamente vinte voltas na pista que mede em torno de 600 metros.
“Eu faço caminhadas todos os fins de tarde. O residencial estava precisando disso aqui mesmo. Não tinha um lugar apropriado pra gente fazer esse tipo de caminhada, fazíamos no meio da rua, junto com o trânsito. Então, a prefeitura trouxe benefício para o bairro e melhorou muito”, comenta o eletricista.
Maria de Lourdes de Lima, 52 anos, mora no Residencial Tocantins há nove anos e é adepta de práticas saudáveis. Ela faz parte de um grupo de ginástica, mas não abre mão das corridas e caminhadas na pista construída no Novo Progresso.
“Eu faço seis a dez voltas. É o meu melhor momento porque ultimamente eu estava sentindo muita dor no corpo. Eu amo esse espaço, é o melhor de toda a região”, disse a dona de casa.
Celi Kailane Lima, 17 anos, estava em Marabá visitando uma tia e não resistiu ao espaço de lazer. O foco dela é manter o corpo em forma. “Eu utilizo muito para treino. Porque no momento não estou fazendo academia. Eu treino uma base de duas horas, faço umas dez voltas por dia. Amei o espaço”, disse a dançarina.
A enfermeira Thelma Rodrigues e o marido Expedito da Cruz, bombeiro, observam que o local valorizou o bairro e levou muitos benefícios para aquela região. Mas aproveitam para fazer um apelo aos frequentadores em relação aos cuidados, como o controle dos animais e a conservação do ambiente.
“Ficou maravilhoso, povoou mais. Tem uma área de lazer pra gente poder andar, porque a gente andava na rua”, disse Thelma.
“Todos os dias após o trabalho a gente vem fazer uma caminhada, às vezes uma corridinha. Aqui são muitas crianças, jovens, idosos, adultos, então, é ruim deixar animais soltos no meio da passarela porque atrapalha. E para termos um ambiente limpo e saudável as pessoas têm de ter educação. Aqui tem muitas lixeiras. O espaço tá ficando muito bom, só temos que agradecer e zelar”, enfatiza o bombeiro.
Projeto Saúde em dia
Para acompanhar os atletas que utilizam as pistas de caminhadas, desde 2020, a Semel implantou um projeto que monitora os atletas de rua com cuidados com a saúde como aferição da pressão, peso, teste de glicemia, orientação com educador físico sobre o melhor desempenho e cuidados na hora da prática esportiva. As ações acontecem geralmente no inicio das manhãs em todos os setores.
“O projeto será retomado entre maio e junho, período que irá cessar as chuvas”, informa Thyago Ferraz
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento