Cidadania: Marabá recebe ação da Escola da Assembleia Legislativa do Pará
Com participação de representantes de doze municípios da região do Araguaia/Tocantins, iniciou nesta quinta-feira (7), na Câmara de Vereadores de Marabá, o Forma Alepa/Elepa Itinerante, com objetivo de fortalecer a atividade da gestão pública, em específico aos servidores públicos municipais, estaduais e federais.
A ação do Forma Alepa/Elepa (Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará) iniciou nesta quinta-feira (07) e segue até sábado, dia 9. A expectativa é que as oficinas, palestras e fóruns de debates tenham a participação de 140 gestores e demais servidores públicos dos municípios participantes.
“A escola do legislativo tem como missão difundir todo o trabalho de formação dos legisladores do estado do Pará e assim chegamos em todas as Câmaras Municipais do estado. Então, além de trabalhar com servidores da Alepa, trabalhamos também com as Câmaras Municipais tanto na parte administrativa, gestão e legislativa e direito legislativo, comunicação e todo suporte para que o gestor e seus assessores tenham subsídios para dar ao cidadão o melhor serviço”, explicou Betânia Fidalgo, Diretora da Escola do Legislativo.
Durante o evento também será assinado um termo de cooperação para oferecer aos servidores públicos da região um curso de graduação de gestão pública e um curso de pós-graduação em Gestão Legislativa. “Esse Termo de Cooperação vai poder oferecer de forma gratuita, o curso superior em gestão pública, que vamos trabalhar e implantar nesta região e também o de pós-graduação em Gestão Legislativa e Marabá também será beneficiada”, informou Betânia Fidalgo.
O Assessor Jurídico da presidência da Alepa, professor André Luiz Amaral da Silva, é um dos palestrantes do evento que vai abordar a importância da integração entre os poderes legislativos do estado com as Câmaras Municipais.
“Hoje é apresentação do projeto da Escola do Legislativo, que vem mostrar para a região exatamente as propostas da assembleia acerca dos processos legislativos e também da nova configuração do estado, que demonstra a necessidade dos municípios sobre a nova legislação com objetivo de reformar todo o sistema de administração para deixar de forma mais moderna e aproximar as câmaras com as informações, que tramitam na Assembleia Legislativa”, explicou André Luiz da Silva.
As próximas cidades a receberem a ação são Salinópolis, Itaituba, Tucuruí e Barcarena.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wilielton Cardoso