Educação: Comunidade escolar celebra início das aulas em novo prédio do NEI Deodoro
Os 64 alunos do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça estão felizes com a volta às aulas no novo prédio da escola que foi entregue no último dia 5 de abril. Todas as salas de aula agora são climatizadas, além de dispor de espaço para a leitura e informática, sala pedagógica e bloco administrativo com espaços para secretaria.
O novo espaço também ganhou móveis novos e se tornou mais lúdico para garantir a melhora no aprendizado das crianças. A diferença é sentida pelas crianças e pelos familiares que estão animados com o novo local de aprendizado. “Nos remete a muita coisa, é o primeiro ano dela no materno e ela está tendo o privilégio de estudar em um colégio novo, com um espaço maravilhoso e muitas coisas que não tinham no antigo prédio como a sala de brinquedo”, comenta Rosilene Silva, mãe da pequena Sofia, de 3 anos.
A cabeleireira Cristina Ferreira tem duas filhas. Uma delas, Maria Clara de 8 anos, é ex-aluna do NEI e, segundo a mãe, ficou com ciúmes da irmã. “Ela estudou aqui e fala que queria retornar à escolinha porque não teve essa oportunidade que a Maitê está tendo”, comenta.
Ela continua dizendo que é muito satisfatório ver sua outra filha, Maitê Santos, 3 anos, iniciar sua vida escolar neste novo prédio. “Para ela foi muito gratificante iniciar em uma escola bem legal, grande, com mais espaço para criança brincar e hoje pode estar todo mundo em uma turma só, na merenda, na brincadeira. Estou muito grata por ela ter essa oportunidade e que daqui para frente melhore mais e mais ainda”, comenta.
Foram 639 metros quadrados de construção, que incluem também setor administrativo com espaços para secretaria, setor multiuso, direção, sala de professores, amplo pátio coberto, jardineiras, solário e banheiros adaptados.
A professora do jardim 1, Elenise Cristina, comenta que para ela a nova estrutura tem um gosto especial. Isso porque sua avó foi merendeira da escola e seus pais e tios estudaram na esola. “Ver esse prédio dessa forma hoje, reformado e revitalizado, com toda essa estrutura é muito marcante. Passa um filme na nossa cabeça, principalmente pelo meu pai que me conta como era antes e hoje consigo ver as possibilidades que conseguimos desenvolver através da aprendizagem com as crianças”, conta.
Ela reforça também como o novo espaço colabora com a educação dos pequenos. “Para as crianças é um local onde elas se sentem acolhidas, quanto melhor o espaço melhor ainda a criança se sente dentro do aprendizado, estuda com alegria, dá pra perceber no rosto delas. Espaços onde podem ter várias vivências diferentes e garantir que possam aprender e brincar de forma segura e produtiva”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Osvaldo Henriques / Sérgio Barros