Educação: Alunos comemoram revitalização da Escola Salomé Carvalho, na Folha 16
Nesta quinta-feira (14), os alunos da Escola Municipal Salomé Carvalho, na Folha 16, receberão uma nova escola, totalmente reformada e revitalizada. A escola atende 568 alunos, no período matutino e vespertino. A última reforma no prédio aconteceu em 2008.
“Eu estou achando muito legal, mudou muita coisa. Ficou mais bonita, está tudo pintado, tudo bonito. Fica melhor para estudar, dá mais gosto de vir estudar. Está ficando muito melhor para a gente. Estou só esperando terminarem”, comenta a estudante do 5º ano, Larissa Vitória, 10 anos.
O local conta com 15 salas de aula, laboratório de informática, salas de leitura, de recursos para alunos com deficiência, dos professores, parte administrativa, cozinha, refeitório e banheiros. A escola toda também passou a contar com adaptação para acessibilidade.
“Eu estou achando muito legal, as salas de laboratório e de leitura ficaram muito bonitas. Ficou muito bom para gente brincar e aprender”, complementa o estudante Ryan Ribeiro, 10 anos.
A ampla obra contemplou a revisão de todos os ambientes da escola, além do telhado, sistemas elétrico e hidrossanitário, troca de portas, instalação dos corrimões e pintura completa. O mobiliário também foi todo substituído.
“Está tudo muito bonito. Eu estou adorando esse novo ambiente. As cadeiras ficaram muito melhores, coloridas e melhores para a gente estudar. Essa pracinha (área externa na frente da escola) está muito bonita também, quero ver quando terminarem”, especulou a aluna do 3º ano, Ana Clara.
Opinião partilhada pelo Luan Gabriel, do 4º ano. “Eu estou muito feliz. É muito bom ver a escola assim. Achei esses desenhos na parede muito legal. Melhora muito para gente vir estudar”, acrescenta o garoto.
A diretora da escola, Claudenice Batista, também comemora a obra. “Era necessária. Fazia tempo que esperávamos. Se tornou um novo ambiente, mais acolhedor, mais bonito e até mesmo mais seguro. Nós profissionais só temos a comemorar essas mudanças e esperar que elas continuem acontecendo”, comenta.
A reforma da escola Salomé Carvalho, fundada há 41 anos, está orçada em R$1.211.820,57 é um requerimento do vereador Cabo Rodrigo.
Quem foi Salomé Carvalho
De Carolina, no Maranhão, nascida no dia 16/03/1905, Salomé de Carvalho, começou a exercer o magistério aos 15 anos, já que ficara órfã de pai e mãe, mudando-se, posteriormente, para Goiás, onde ensinou os indígenas Apinajés. A mãe dela era irmã de João Passondas de Carvalho, que teve influência na história de Marabá, onde é nome de rua na cidade pioneira, igualmente irmã da escritora Carlota Carvalho, que residia na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Em 1921, o carolinense cel. João Anastácio de Queiroz, que governava Marabá à época, convidou Salomé Carvalho para vir à cidade marabaense, tornando a professora do município.
(Fonte: http://salomecarvalho20.blogspot.com)
Serviço:
Reinauguração da Escola Salomé Carvalho, às 17 horas, na Folha 16.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento