Obras: Posto de Saúde Emerson Caselli passa por revitalização
A Unidade Saúde da Família (USF) Emerson Caselli está funcionando em novo local, provisoriamente, enquanto passa por uma reforma e revitalização completa. O ambiente provisório funciona na Avenida Brasil, nº 377, ao lado da casa paroquial da Igreja Católica Sagrada Família, no bairro Liberdade.
A USF está funcionando com quatro consultórios, sendo dois médicos e dois de enfermagens e 4 salas de procedimento com vacina, triagem, teste do pezinho e Exame Preventivo do Colo de Útero (PCCU).
Importante ressaltar que durante esta semana (11 a 14 de abril) só estão sendo aplicadas vacinas das campanhas contra gripe (Influenza) e sarampo, enquanto se conclui a adaptação. Mas a partir de segunda-feira (18), voltam a ser aplicadas todas as vacinas normalmente. A farmácia também está funcionado de maneira reduzida, apenas com medicamentos para hipertensão e diabetes. O atendimento de curativos e odontológico estão suspensos, enquanto não se concluem as obras.
“Recomendamos que se procure as UBS’s mais próximas, como a UBS Bairro bairro da Paz e UBS Laranjeiras. No caso da farmácia, o CEI também dispõe de uma farmácia bem ampla. Temos bons relacionamentos e todos somos SUS [Sistema Único de Saúde], o importante é ajudar na saúde da população”, comenta o gerente da USF, Ary Eduardo.
Após a reforma, a sede da USF Emerson Caselli passará a contar com oito consultórios e terá ampliado o atendimento odontológico. As obras também incluem a reestruturação elétrica e hidráulica, revitalização das salas, pintura e a troca de móveis por equipamentos novos.
Mudanças que devem ajudar a vida da Márcia Florenço, moradora do Bairro Bela Vista, que está na segunda gravidez e faz o atendimento de pré-natal na USF. “Até o momento o atendimento tem sido 100%. Tenho sido bem tratada, os médicos e enfermeiros se preocupam com a gente e estou recebendo o que preciso”, comenta a futura mãe do bebê Mizael.
Os atendimentos do Estratégia Saúde da Família (ESF), onde são realizadas visitas domiciliares de médicos e enfermeiros nas casas dos pacientes, seguem acontecendo normalmente. “Realizo em torno de 180 visitas por mês. Acompanhamos pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, pessoas com dificuldades de locomoção, entre outras situações”, comenta Emilly Karina, enfermeira da USF Emerson Caselli.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento