Educação: Escola Salomé Carvalho é entregue totalmente revitalizada à comunidade da Folha 16
Nesta quinta-feira, 14, foi realizada a entrega da obra de revitalização da Escola Municipal Salomé Carvalho, na Folha 16. A cerimônia contou com a presença da comunidade escolar, entre alunos, professores e pais, e autoridades.
A dona de casa Lídia Andrade participou do momento com a neta e dois filhos que estudam na escola, Thaís, de 14 anos, e Rafael, de 10 anos. “O sentimento é maravilhoso, muito bom. Agora que foi reformado melhor ainda porque estava muito feio, mas agora reformou e ficou muito melhor. Ficou maravilhoso para os nossos jovens”, disse destacando que acerca dos filhos, “o sentimento é de alegria, estão contentes, felizes. Estava precisando, chegou numa hora boa”.
Thaís Foinkinos, filha de Lídia ratifica o sentimento. “Estou muito feliz. O colégio realmente está bonito, realmente precisava de uma reforma. Estou muito feliz de estar com meus amigos aqui, minha família. É uma sensação maravilhosa”, observa a estudante do 7° ano.
O irmã dela, Rafael, estudante do 4° ano, partilha da mesma alegria. “Eu estou achando ótimo. Eu gostei muito da escola. Aí ela reformou e está ficando bonita. Agora eu estou gostando muito dela, que os alunos estão podendo estudar, estão tendo uma sala boa”, destaca.
Lídia Thaís Lídia e família (Rafael ao lado de Thaís)
A escola Salomé Carvalho, que tem 564 alunos do 1° ao 9°, há 14 anos não passava por revitalização. A diretora da escola, Cláudia Batista, reforça que um ambiente mais confortável e bonito é essencial para a satisfação dos estudantes. Pra ela, o sentimento é de: “Felicidade, contentamento, muita alegria porque é algo que a gente esperou por muito tempo. Nós estamos muito felizes do nosso prefeito ter atendido o clamor dessa comunidade, pela sensibilidade de atender as nossas demandas. Meu sentimento é de gratidão mesmo”, ressalta.
O secretário adjunto de educação de Marabá, Valmir Moura, avalia que obras como revitalização de escolas, que trazem um ambiente mais aconchegante aos alunos, contribuem com o desenvolvimento da educação. Ele ainda garante que, ao longo do ano, a secretaria terá mais novidades. “O ponto muito importante até porque hoje a gente tem projeto para fazer muito mais obras de escola, de ampliação, reforma e construção. Isso melhora demais e tem contribuído muito com a educação do município de Marabá. Ao longo de 2022 ainda tem muita coisa pela frente”, pontua o secretário.
Claudia Batista Valmir Moura
A cerimônia também comemorou os 42 anos de fundação da escola com direito a apresentações musicais de estudantes e bolo de aniversário.
O estudante Maykon Pereira, 14 anos, estuda na turma do 8° ano da escola e fez parte do grupo que se apresentou dançando carimbó. Ele compartilha seu sentimento em se apresentar na cerimônia e destaca as melhorias que mais gostou. “É muito gratificante. A quadra estava precisando, o refeitório, o lanche. Muito bom”, conta.
A mãe dele, Izaqueléia Pereira, é dona de casa e empreendedora, que já estudou na escola, ficou maravilhada. “Meu sentimento é muito grande porque eu estudei nessa escola. (…) um sonho realizado porque essa escola estava precisando. Eu já andei a escola todinha, me lembrei do tempo em que eu estudava aqui. Está muito diferente, bem melhor mesmo”, elogia.
O prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, participou da inauguração. Ele reforça que acredita na educação como ação de mudança da sociedade e que ver os estudantes felizes é satisfatório.
“A última reforma foi em 2008 quando eu era prefeito e 14 anos depois nós estamos reformando e realmente deixando-a toda nova. Vamos climatizar, vamos fazer uma quadra coberta. A base da transformação em uma sociedade melhor é a educação. O sentimento é muito bom. A gente vê a alegria dos meninos com a escola nova. Isso motiva eles a estudar mais, a frequentar mais a escola”, explica o gestor municipal.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento / Sérgio Barros / Jordão Nunes
Confira outras fotos: