Esporte: Corrida Taça Cidade reuniu centenas de atletas em Marabá
O mirante da Orla do Tocantins foi tomado por centenas de atletas da cidade e região, no amanhecer de domingo, 24. Cerca de 600 atletas entre jovens, adultos e idosos participaram da primeira edição da Corrida Taça Cidade, realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer (Secult), em alusão ao aniversário de Marabá. O percurso total de 10km, com saída do mirante seguindo pela Orla até a Transmangueira, até chegar em 5km, onde foi feito o retorno, pelo mesmo local.
“O diferencial da corrida é o aniversário de Marabá, um clima bom, festivo, é um mês de festividades esportivas, a corrida de rua foi a quinta modalidade, fechando a programação da Semel para esse início de ano”, comentou o secretário da Semel Thyago Ferraz.
Quando foi dada a largada, o chip dos 400 atletas inscritos na corrida foram ativados para registrar o tempo de forma automatizada. A corrida em várias categorias, inclusive na categoria PcD, com participação de atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e cadeirantes de Marabá e região. O atleta Pedro Costa, chegou em Marabá, vindo de Parauapebas, às 4h da manhã e conseguiu fazer o percurso em 59 minutos.
“Temos de agradecer o pessoal de Marabá porque não é todo lugar que libera essa categoria pra nós Pcd, cadeirantes e vocês estão de parabéns. Nós não somos coitadinhos, corremos igual os outros, a única diferença é que cadeira de rodas. O percurso foi ótimo”, destaca o atleta.
Na Categoria Geral masculino, Antonio Kennedy Lima, de Canaã dos Carajás, foi quem conquistou o primeiro lugar no pódio. O atleta amador vem de várias competições e conseguiu fazer o tempo que vinha treinando com 33 ’57 minutos.
“Eu não vim pra ser campeão, mas pra fazer o tempo que eu estava treinando e com o apoio dos amigos e esposa, graças a Deus deu pra correr bem no meio de tantos atletas que tinham aí. Agora é me recuperar pra ver se eu faço uma prova na Argentina e correr em Santa Catarina, 21km meia maratona. A organização está de parabéns, grande evento, muita água no percurso, muito apoio, percurso ótimo”, enfatiza o atleta.
Elias Vieira, de Curionópolis, foi o segundo colocado, com o tempo de 34 ’12 minutos. Na semana passada, ele conquistou o pódio do Campeonato Paraense sub-20 e está concorrendo ao Troféu Rômulo Maiorana. Ele esperava um melhor resultado, mas elogiou o evento.
“A organização foi boa, percurso muito lindo, maravilhosa a prova. Bastante hidratação, foi top”, comentou o atleta.
Josy Paixão, namorada de Elias, também fez questão de participar. A ciclista, vice-campeã paraense de 2021, este ano vem liderando o ranking paraense na modalidade, diz que pratica corrida nas horas vagas e também teve bom resultado. Foi a terceira colocada com 44 ’35 minutos.
“Achei muito bacana, gostei muito do percurso, bem tranquilo, consegui chegar entre as primeiras colocadas, a prova foi muito bem organizada e eu vou já ali prestigiar aquela mesa de frutas ”, disse bem humorada, a atleta Josy.
Na categoria geral feminino, Elisângela Dutra, conquistou o melhor tempo, 43 ’15, subindo ao pódio em primeiro lugar. A atleta de alta performance pela Federação Brasileira de Atletismo nas categorias amador e profissional do Pará, participou da primeira largada no pelotão de elite, este ano.
“O percurso foi muito bom, o problema é que tava muito quente, o vento estava muito forte. Mas mantive o ritmo do início ao fim. Estava dentro do esperado, mas a gente sempre quer mais, o meu sonho é fazer 10 km em 37min. Ainda não foi desta vez, mas a gente continua treinando.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento e Jordão Nunes
Galeria: