Seaspac: Coordenação Auxílio Brasil realiza ações na zona rural
A Coordenação Auxílio Brasil leva serviços a diversas comunidades na zona rural de Marabá. O objetivo é cadastrar o maior número possível de famílias para obtenção de direitos aos programas sociais de transferência de renda do Governo Federal, como o Auxilio Brasil, entre outros.
De janeiro a abril de 2022, as equipes do Auxílio Brasil já visitaram quatorze Projetos de Assentamentos (PAs), em três regiões: Contestado, Valentim da Serra e Vila Maravilha, o que representa 741 atendimentos entre cadastramento de novas famílias e atualizações cadastrais do CadÚnico.
A Coordenadora do Auxílio, Benezilda Pereira Lima, explica que os serviços realizados na zona rural são para atender os usuários que têm dificuldades para deslocamento até a sede em Marabá, para atualização de suas informações, devido à distância, problemas de locomoção e também às dificuldades financeiras.
“Essas ações são importantes porque temos a busca ativa para as famílias que moram distantes, onde o transporte é mais caro. Em alguns locais não tem acessibilidade devido à estrada de chão, então fazemos essas ações pra ir em busca das famílias e as ações são realizadas sempre nas escolas em busca do público mais vulnerável na zona rural”, informou Benezilda Lima, a Bena.
Benezilda também destaca que as ações são realizadas a partir de parcerias como a Secretaria Municipal de Saúde que leva atendimento médico, de enfermagem e exames às famílias, Justiça Eleitoral para emissão de título eleitoral, transferência e segunda via, além da parceria com a Justiça Militar para fazer o alistamento de jovens da zona rural.
A programação vai além da atualização cadastral das famílias, com a realização de palestras para informar sobre cada benefício e também os prazos a serem cumpridos. A Coordenadora ressalta que a família deve manter as informações atualizadas para não ser penalizada e ter o pagamento suspenso.
“Caso não atualize as informações, num prazo de dois anos a partir do início do recebimento do benefício o pagamento pode ser suspenso. Também é preciso atualização nesse período, pois se chegar num prazo de 4 anos, sem atualização, o cadastro é excluído”, informou.
O Comitê prossegue com o atendimento às famílias na zona rural de Marabá neste final de semana. No período de 28 a 30 de abril, as equipes se deslocam até a região da Comunidade do Macaco Careca, distante cerca de 200 quilômetros da sede do município com todos os serviços prestados a outras comunidades, como atendimento médico, entre outros. A previsão é de atendimento a mais de 120 famílias.
Texto: Victor Haôr
Fotos: P. Sérgio
Galeria: