Assistência Social: CRAS Amapá realiza ação de saúde para a população
Postos de atendimentos de saúde foram montados no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Amapá, na tarde de quarta-feira (27). Foram ofertados aos usuários do CRAS, serviços como avaliação nutricional, suplementação de vitamina A para crianças, entre 6 meses e menores de 5 anos; testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis e HIV; Aferição de Pressão Arterial e Glicemia, além de vacinas da Influenza, Covid e orientações para gestantes. A ação, que surgiu de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e CRAS, deve se estender por outros centros.
“As pessoas que estão aqui hoje são pessoas que participam dos nossos grupos de idosos, crianças, adolescentes, gestantes e aqueles que moram nos nossos bairros de abrangência, os quais o CRAS atende. Essa parceria é importante porque trazemos o serviço para mais perto dos usuários e facilita o atendimento”, destaca Edileuza Athiê, gerente do CRAS Amapá.
A nutricionista da Seaspac, Lorenny Alfaia, explica que esta é a primeira ação realizada nesta parceria, em que o CRAS e os departamentos de nutrição, Saúde da Mulher e Extra Muro estão unidos em prol de aproximar ainda mais a comunidade aos serviços ofertados pelo município, inclusive o de suplementação. “O objetivo é atender a comunidade visando a saúde, trazer a comunidade para o atendimento. Articulamos e vimos a viabilidade de trazer o público e cumprir também com os programas da vitamina A”, enfatiza Lorenny.
A coordenadora de nutrição e saúde da criança e adolescente da SMS, Maiana Stringari, reforça a importância da união das secretarias para levar o atendimento à comunidade. “Esperamos que a população abrace essa causa e realmente procure esse serviço para que possamos cada vez mais trazer esses benefícios. São serviços encontrados nas Unidades Básicas de Saúde, mas, às vezes, por vergonha, receio, de não encontrar o serviço nas UBSs eles deixam de procurar esses atendimentos e aqui eles têm esse acolhimento e nós procuramos manter esse vínculo para que eles percebam que a gente consegue dar esse suporte pra eles, além das Unidades Básicas de Saúde”, destaca Maiana.
Heloísa Maria Ribeiro, 23 anos, e o marido Esdras Ricelli compareceram à ação, de olho nas orientações nutricionais, mas aproveitaram todos os atendimentos disponíveis. “Achei muito bom. Sendo aqui no bairro, fica mais fácil o acesso aos testes, ao nutricionista que vai poder me ajudar, no caso é um custo benefício muito acima e de graça fica muito bom”, comentou a dona de casa.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento