Dia do Trabalhador: A paixão de quem trabalha com as obras e cuida dos veículos da Prefeitura
Em um dia marcado pela reflexão em relação ao trabalho e ao trabalhador, o 1º de maio, transforma-se também num momento de integração de todos os trabalhadores. Em Marabá, especificamente na Secretaria Municipal de Obras, vamos conhecer a rotina de duas profissões, que fazem a diferença no atual momento de transformação que a cidade vive: o trabalho do engenheiro civil e o de mecânico.
Vandielo da Silva, Jocimar Freitas e Samuel Chaves, são amigos de trabalho e atuam dentro da oficina mecânica da Secretaria de Obras, foi lá que se conheceram e compartilham conhecimentos e experiências.
Vandielo da Silva, tem 51 anos e trabalha com mecânica desde a infância, quando iniciou como ajudante de mecânico e não parou mais. Aos 20 anos, se tornou profissional e hoje, através de concurso público, chegou para somar com os demais profissionais na Sevop.
“Há 3 anos trabalho na Sevop e desde os 9 anos trabalho como mecânico. Eu desde criança sempre gostei de mexer em peças e desejei essa profissão para mim e hoje sou mecânico e me identifico muito com essa profissão. Aqui aprendemos e ensinamos porque ninguém sabe de tudo”, disse.
Outro profissional, que diariamente contribui com o município na manutenção dos veículos oficiais, é o mecânico Jocimar de Araújo Freitas, 56 anos. Ele também conta que o destino foi sempre viver lambuzado de graxa, pois foi uma profissão que sempre lhe chamou atenção.
“Neste ano de 2022, faço 11 anos de serviços prestados à prefeitura e nesta data do dia do trabalhador só temos que comemorar, pois estamos trabalhando naquilo que gostamos de fazer e conquistando o que queremos e hoje estou como mecânico de máquinas pesadas”, revela.
Há 25 anos, Samuel Chaves, era convocado, após ser aprovado em concurso público, para ocupar o cargo de mecânico de automóveis. Para ele, foi um divisor de águas em sua vida e uma grande vitória pessoal. “Trabalho há 25 anos na prefeitura como concursado e aqui são somente vitórias e aqui venho ajudando a prefeitura e também ajudo a melhorar cada vez a nossa cidade”, comenta.
Falando em melhorias, seguimos para outro departamento dentro da Secretaria de Obras, a sala onde trabalham os engenheiros da prefeitura de Marabá. Encontramos o engenheiro Alex Amoury.
“Sou Alex Amoury Siqueira, tenho formação em Licenciatura plena em Matemática e Engenharia Civil, sempre tive aptidão por números desde criança e contato com projetos, pois meu pai era arquiteto. Lembro que quando era criança e passava por alguma obra e via os engenheiros (as), via naquilo uma das profissões mais nobres e deveria exigir muita responsabilidade. A engenharia civil tem um leque bastante amplo, o engenheiro civil é responsável por, além dos processos construtivos, coordenação de equipes e materiais, pelo planejamento, controle e criação de projetos, verificação da qualidade e segurança, orçamentos, entre outras funções. Enfim, amo o que faço e não me arrependo de ter escolhido esta bela profissão”, garante.
O também engenheiro e Secretário Municipal de Obras, Fábio Moreira, acompanha o dia a dia do trabalho de cada um dos engenheiros.
“É fundamental o trabalho deste profissional pelo número de obras que temos no município, áreas de lazer, colégios, postos de saúde, pavimentação, é essencial que temos um acompanhamento técnico que preze por uma obra duradoura e que fique um legado, afinal, estamos tratando com dinheiro público, então é fundamental esse profissional neste processo”, conclui.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wilielton Cardoso